Fechar

logo

Fechar

Livro que conta a história de CG desde quando era aldeia está em fase de finalização

Da Redação*. Publicado em 27 de julho de 2020 às 11:22.

Foto: acervo pessoal

Foto: Reprodução

O presidente do Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG), professor Vanderley de Brito, e a presidente de honra e historiadora Ida Steinmuller estão em fase final da produção de um livro que conta a história da cidade desde a época em que era aldeia até o período atual.

O projeto já está sendo escrito há um ano e este é baseado em documentos históricos da cidade e também em histórias de quem viveu Campina Grande nas décadas de 1960, 1970.

“É um livro que Campina estava precisando. A gente queria fazer algo mais voltado ao povo e que este pudesse conhecer a história e raízes e criar identidade com a cidade. É um projeto interessante que está em reta final e estamos pretendendo lançá-lo no ano que vem”, disse Vanderley.

O lançamento deve ocorrer após a pandemia durante o aniversário do IHCG, que ocorre no mês de março.

O historiador contou ainda, durante a entrevista concedida à Rádio Campina FM, sobre o trabalho de reunir os fatos para escrever a obra, mas, segundo ele, isto tem sido prazeroso.

– Nos sentimos dialogando com essas personalidades. É muito trabalho, mas também é prazeroso. Todos os eventos importantes que ocorreram em Campina Grande, desde sua fundação, à criação de condição de vila, a primeira capela, a Revolução do Quebra-Quilos, chegada do trem, o governo de Cristiano Lauritzen e assim sucessivamente. Vemos ponto por ponto cronologicamente, contudo, fazendo um contraponto entre presente e passado. Depois que discorremos sobre o texto, fazemos acréscimo fazendo a contextualização em relação ao tempo – explicou.

Após o lançamento, será possível encontrar o livro nas livrarias da cidade. O exemplar, que terá em torno de 170 páginas, vai contar com preço acessível para que toda população possa adquirir.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube