Fechar

logo

Fechar

IBGE divulga pesquisa sobre impactos da pandemia na Paraíba

Da Redação*. Publicado em 1 de julho de 2020 às 10:41.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Foto: Agência Brasil/Arquivo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Paraíba está realizando desde o mês de maio uma pesquisa intitulada ‘Depnad Covid-19’, que analisa os impactos da pandemia no mercado de trabalho, economia e saúde da população.

Em entrevista concedida à rádio Cariri FM, na manhã desta quarta-feira, 1, o chefe da agência do IBGE em Campina Grande, Klênio Figueiredo, destacou os números obtidos até agora.

– 14,2% da população apresentou sintomas de síndrome gripal. 2% teve sintomas conjugados, ou seja, tosse e febre associados a dores no peito e dificuldades para respirar. Outra informação importante é que pouco mais de 13% das pessoas que apresentaram sintomas como estes procuraram uma unidade de saúde. Enquanto que quase 87% não procurou – destacou.

Além desses dados, o estudo revelou que apenas 17% das pessoas entrevistadas relataram ter plano de saúde. Ou seja, as que não têm somam quase 83%.

Outro ponto destacado pelo chefe do IBGE em Campina Grande foram os impactos no mercado de trabalho.

– Quase 1,3 milhão de pessoas estavam ocupadas, trabalharam em pelo menos um dia da semana anterior à da entrevista. Desse total, 44% estão na informalidade e mais de 25% estavam afastadas devido ao distanciamento social. Em 53% dos municípios paraibanos, ao menos uma pessoa recebe o auxílio emergencial – relatou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube