Deputado comenta saída do Centrão e declara apoio a colega na presidência da Câmara Federal
Da Redação de João Pessoa (Hacéldama Borba). Publicado em 28 de julho de 2020 às 17:29.

Foto: Ascom
O deputado federal Efraim Filho (DEM) destacou o nome do colega paraibano, Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) para presidente a Câmara Federal.
A eleição só acontecerá em fevereiro de 2021, mas os deputados estão se movimentando em torno da sucessão do atual presidente, Rodrigo Maia (DEM/RJ).
O líder do DEM na Câmara dos Deputados ressaltou ainda a saída do partido do bloco do Centrão na Casa, que, segundo ele, seria para preservar uma autonomia regimental, mas admite que o movimento vai provocar reflexos sim nas eleições para a presidência da Câmara Federal.
“A sucessão não foi a causa do movimento da nossa saída do bloco, mas é claro que tem um efeito colateral, uma consequência. O blocão do Centrão, que tinha 210 deputados, cai para 158 e isso gera uma repercussão dentro da Casa porque com esse número fica mais longe de se atingir a maioria de 257”, explicou.
Para ele, o movimento rearruma o tabuleiro da sucessão na Câmara Federal que só acontecerá no próximo ano, mas se terá bastante tempo para analisar o que virá pela frente.
Ele disse que tem conversado com o líder da maioria, deputado Aguinaldo Ribeiro, e opina que o campinense tem que angariar o apoio dos Progressistas como um todo.
“Aguinaldo traz consigo um grande desafio, que é conquistar o apoio do partido. Hoje, o Progressistas tem como candidato colocado o deputado Arthur Lira e se você largar sem o apoio do próprio partido dificulta essa pretensão. Ele tem uma grande capacidade de articulação, transita muito bem por todos os setores da Casa, mas tem esse desafio interno”, avaliou.
O democrata afirmou ainda que o deputado Aguinaldo Ribeiro é um nome a ser considerado para a disputa do cargo e, sem dúvida alguma, eles têm conversado bastante sobre o futuro da Câmara Federal.

Matérias Relacionadas
- Líder do Democratas na Câmara afirma não haver espaço para impeachment contra Bolsonaro
- Aparte: prefeito campinense divulgará mais nomeações hoje; ação incomoda prefeito de JP
- Aguinaldo faz balanço sobre o Progressistas em 2020 e projeção para 2022
- Aguinaldo Ribeiro justifica desistência de disputar a presidência da Câmara
- Aparte: Ribeiro desiste de presidência da Câmara; Veneziano explica desligamento do PSB
- Aparte: PT sinaliza a favor de deputado paraibano; ministra vota contra lei da Paraíba