Fechar

logo

Fechar

Casar pela internet é forma encontrada pelos apaixonados a se unirem na pandemia

Da Redação. Publicado em 10 de julho de 2020 às 20:11.

Foto: Reprodução/ Ilustração Ascom CGJAL

Foto: Reprodução/ Ilustração Ascom CGJAL

Você se casou por videoconferência nessa pandemia? Conhece alguém que o fez? Esta modalidade de casamento civil está muito em voga durante este período de isolamento social e se engana quem pensa que não há emoção alguma.

De acordo com a juíza Ivna Mozart, de Campina Grande, as cerimônias online tem sido as mais emocionantes que ela já presenciou nestes 15 anos em que realiza casamentos.

Na cidade há quatro cartórios habilitados a realizar o matrimônio a distância. Para isso é preciso, além dos noivos, claro, as testemunhas, o oficial de registro civil e o juiz. Todos estarão longe um do outro, mas se encontram em uma sala virtual para a celebração.

Familiares e amigos também podem assistir ao enlace. Se os noivos desejarem é disponibilizado para essas pessoas um link para que possam assistir através do Youtube.

O casamento online tem deixado de ser visto como algo inusitado, é que, com a pandemia do novo coronavírus, as prioridades e, tudo o que era visto como normal, mudaram e as adaptações a essas novas necessidades tiveram que ser extremamente rápidas.

De acordo com a juíza Ivna, o mês de maio, considerado o mês das noivas foi o que teve maior procura para as uniões nesta modalidade, mas até o mês de dezembro a agenda está lotada.

A determinação do Conselho Nacional de Justiça partiu, inicialmente, para realização dos casamentos que deveriam ocorrer com urgência, mas como o isolamento social teve que se estender ainda mais, foi determinado que a modalidade poderia ser realizada normalmente.

– Estamos realizando casamentos por videoconferência desde o mês de maio, com a decretação de estado de pandemia e, subsequente isolamento social, houve essa limitação, porque, inevitavelmente, as cerimônias trazem aglomeração. As realizamos de forma que tudo saia da melhor maneira possível e, logo no início, fazemos a chamada individual, com a apresentação dos documentos de identificação dos noivos e testemunhas, então, realizamos a cerimônia e colhemos o sim – contou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube