Fechar

logo

Fechar

ALPB aprova projeto que garante acolhimento a vítimas de violência doméstica 

Ascom. Publicado em 1 de julho de 2020 às 14:37.

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta quarta-feira (1º) projeto de lei em defesa do fornecimento, por parte do poder público, de abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica durante o período de estado de calamidade pública.

O texto foi aprovado em Sessão Extraordinária realizada através de videoconferência.

O Projeto de Lei 1.876, do deputado Wilson Filho, garante à mulher vítima de violência doméstica o acolhimento em alojamento seguro e apropriado, quando houver situação de calamidade pública e a necessidade de isolamento social.

O parlamentar acrescenta que “infelizmente, em consequência desse isolamento, segundo a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), houve crescimento de 18% no número de denúncias registradas pelos serviços disque 100 e ligue 1801”, justificou Wilson.

Segundo ele, o projeto dar ainda ao Estado da Paraíba a possibilidade de poder requisitar quartos de pousadas e hotéis para este acolhimento, em caso de os abrigos que já existam estiverem com lotação excedida.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

As deputadas Cida Ramos e Dra. Paula ressaltaram a relevância da matéria e apontaram também o crescimento do número de casos de violência doméstica desde o início da implantação das medidas de isolamento social.

“Temos estudos que comprovam o aumento da violência doméstica, resultante do isolamento e isso tem trazido preocupação imensa. É muito triste e precisamos cada dia mais denunciar esse tipo de agressão”, argumentou Dra Paula.

Cida acrescentou que o Poder Legislativo tem atuado firmemente com elaboração de matérias e a realização de ações com o intuito de enfrentar a violência contra a mulher.

“A Paraíba precisa saber que a Assembleia, através das deputadas e dos deputados, assim como, da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da CPI do Feminicídio, tem trabalhado muito nessa área temos dado passos importantes no enfrentamento à violência, além de criar alternativas para que as mulheres façam a denúncia”. Cida disse ainda que as iniciativas adotadas pela Casa de Epitácio Pessoa são também frutos do diálogo com o Ministério Público da Paraíba, com a Defensoria Pública e com o Tribunal de Justiça.

Homenagens

Os deputados lamentaram a morte da ex-deputada e ex-prefeita do município de Itabaiana, Dona Dida.

Eurídice Moreira da Silva, mais conhecida como Dona Dida, faleceu na madrugada desta quarta-feira (1º), aos 82 anos.

“Estamos solidários e enviamos as nossas sinceras condolências a toda a família da deputada Dona Dia. Nesse momento, cada um de nós presta sentimentos pela perda dessa grande líder do Vale do Paraíba”, declarou o presidente Adriano Galdino.

Como forma de homenagear à ex-parlamentar, o Poder Legislativo decretou luto oficial por três dias.

O jornalista Adelson Barbosa, que durante décadas cobriu a área política do Estado e faleceu no último final de semana, também foi lembrado pelos parlamentares.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube