Fechar

logo

Fechar

Semana do Meio Ambiente em Campina será marcada com plantio de mudas em escola

Da Redação com Codecom/CG. Publicado em 2 de junho de 2020 às 9:12.

No período de 1 a 5 de junho é comemorada a Semana do Meio Ambiente. Anualmente, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente e do Programa Minha Árvore, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), desenvolve uma série de ações, como a distribuição de mudas, plantio de árvores e palestras em escolas.

Segundo a coordenadora de Meio Ambiente da Sesuma, Denise de Sena, por conta da pandemia do novo coronavírus e do último Decreto Municipal, as comemorações serão realizadas em apenas duas ocasiões, na próxima quarta e quinta-feira, dias 4 e 5, no Conjunto Habitacional Aluízio Campos. Haverá o plantio de mudas na Escola Municipal Lourdes Ramalho, com a presença de apenas três servidores da Sesuma. A ação obedecerá todas as regras de segurança.

Já as ações participativas, com a distribuição de mudas e palestras, serão realizadas no dia 21 de setembro, quando se comemora o Dia da Árvore, data que tem como objetivo principal a conscientização sobre a preservação ao meio ambiente. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no Hemisfério Sul.

Conhecida como um dos principais símbolos da natureza, a árvore é uma importante riqueza natural. As diversas espécies arbóreas são fundamentais porque aumentam a umidade do ar, evitam erosões, produzem oxigênio, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.

O Programa Minha Árvore, criado em 2013 e desenvolvido pela Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente, trabalha em conformidade com os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Por isso, Campina Grande foi reconhecida, pelo Governo Federal, como a cidade da Paraíba que tem uma prática realmente sustentável quanto à produção, plantio e distribuição de mudas, servindo de exemplo para o Brasil e o mundo em termos de expansão da área verde.

O Programa Minha Árvore tem como meta ultrapassar o plantio de 50 mil mudas. Denise Sena ressaltou ainda, que o programa recebeu diversas premiações. Uma delas foi da Associação Nacional dos Prefeitos do Brasil, em 2016, quando o prefeito Romero Rodrigues recebeu o prêmio no Senado.

Foto: Codecom/CG

Foto: Codecom/CG

Em 2017 mais um reconhecimento internacional ao Minha Árvore. O prêmio InovaCidade do Instituto Smart City foi entregue na cidade de Curitiba, Paraná. Outro reconhecimento foi da Revista EcoTurismo, em 2017.

A Prefeitura também recebeu, em 2018, o prêmio ODS-Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. A premiação é uma iniciativa da Secretaria de Governo da Presidência da República por meio da Secretaria Nacional de Articulação Social (SNAS/SEGOV).

E no ano passado, Romero Rodrigues foi um dos expositores da Smart City Expo Curitiba, um congresso internacional sobre meio ambiente. Na ocasião, o êxito do Programa Minha Árvore foi apresentado aos congressistas.

O programa também foi destaque no site oficial da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), que publicou reportagem de destaque no site www.anamma.org.br à respeito do Programa executado pela Prefeitura de Campina Grande. Foi destacado que o Minha Árvore inova, por ser um bem sucedido projeto de arborização com sustentabilidade.

O Programa já beneficiou dezenas de bairros em Campina Grande e conseguiu mudar completamente a paisagem da cidade, com o aumento da cobertura vegetal, de um modo simples e planejado que começa com o plantio num viveiro e culmina com o plantio e distribuição de mudas de diversas árvores ornamentais frutíferas plantio com os moradores, além de palestras de conscientização de modo que a própria população possa participar do plantio das espécies de árvores, mudando completamente a paisagem urbana que torna a cidade bem mais bonita e arborizada.

As atividades do Programa Minha Árvore, em 2019, foram encerradas com o plantio de árvores no Bosque da Caatinga (Parque da Liberdade), que homenageia o saudoso jornalista William Monteiro. A ação, no Bosque da Caatinga, foi desenvolvida em parceria com a UNINASSAU – Fórum de Meio Ambiente de Campina e recebeu o apoio de estudantes e professores do curso de Pedagogia.

Denise informou que no Bosque foram plantadas 100 mudas e que o Programa Minha Árvore vai confeccionar uma placa, com o nome de todos os que participaram do plantio e também das espécies plantadas.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube