Fechar

logo

Fechar

Secretária relata plano de retomada gradual do comércio em Campina

Da Redação*. Publicado em 11 de junho de 2020 às 13:29.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

A secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, Rosália Lucas, apresentou, durante a sessão dessa quarta-feira, 10, na Câmara Municipal o que ela chamou de ‘plano de convivência de retomada das atividades comerciais no município’.

De acordo com ela, esta retomada está relacionada ao ‘fôlego’ que o número de leitos, destinados ao tratamento do novo coronavírus, tem dado ao município. Ela explicou:

– A proposta do isolamento é justamente ampliar o número de leitos para o pico, e a Prefeitura conseguiu inaugurar leitos no Pedro I, no hospital de campanha. O número total ativo hoje é 362 leitos entre UTI e enfermaria e teremos, ainda no mês de junho, regulados os leitos do Hospital das Clínicas e também da Clipsi. Serão 533 leitos, sendo 389 de enfermaria e 144 de UTI. Isso adequa nosso plano ao que foi colocado como critério apresentado pelo governo estadual. Então, se essa média de leitos ficar acima de 40% disponível para atender, poderemos sim já flexibilizar a retomada no início da próxima semana – disse em entrevista à Rádio Campina FM.

De acordo com a secretária, a retomada já poderá acontecer na próxima segunda-feira, 15, com as lojas do centro e bairro de até 200m², mas essas devem seguir os critérios que as lojas de serviços essenciais estão seguindo: disponibilizar álcool em gel, lavatórios, exigir o uso de máscaras, respeitar o distanciamento social e evitar aglomeração, seguindo o critério de ocupação de apenas 30% de consumidores dentro da loja.

Porém, para que isso se torne possível, o plano passará pelo Comitê de Convivência, que ouvirá o setor produtivo, Ministério Público e Prefeitura Municipal e integrar com o decreto do Estado, que determina a retomada através de cores, vermelho, amarelo e verde.

– As próximas etapas seriam a reabertura de shoppings, galerias, as atividades ao ar livre, como praças, parques, Açude Velho. Após isso, seria o novo normal, que colocamos no plano, e estariam sendo contemplados os cultos religiosos, academias, eventos, bares e restaurantes, salões de beleza, mas cada um destes teriam um protocolo específico e setorizado – enfatizou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube