Fechar

logo

Fechar

Safra do milho da Paraíba será a maior dos últimos 7 anos, mas produção corre risco

Da Redação. Publicado em 11 de junho de 2020 às 18:36.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Uma previsão do IBGE em parceria com a Conab traz uma expectativa de que a safra de milho neste ano, na Paraíba, será de 20% a 30% maior que a do ano passado, devido às chuvas que foram generosas na região. A projeção é que haja uma produção de 80 mil toneladas mesmo diante da pandemia e medidas de isolamento social.

O problema, segundo o gerente regional da Empresa Paraibana de Pesquisa Extensão Rural e Regularização Fundiária – Empaer de Campina Grande – Ailton Francisco dos Santos, será com a comercialização do grão. A produção esperada na Paraíba é a maior dos últimos sete anos.

– Com a pandemia, a proibição da realização das fogueiras e o cancelamento das festas juninas a comercialização do milho vai ser prejudicada e devido a isso, a expectativa é que o valor do milho caia, porque os comerciantes não vão ter locais para comercializar e também há dificuldades em ser feito o escoamento do milho, então achamos que vai ter uma oferta grande de milho e não vai ter onde escoar. Acredito que a mão de milho vai ser menor que R$ 50, valor que foi comercializado no ano passado – disse.

Ailton ainda disse que é necessário o agricultor se reinventar e, uma das formas é usar técnica de secagem do grão para que sirva de semente para o próximo plantio.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube