Fechar

logo

Fechar

Promotora campinense alerta para o aumento dos casos de violência contra menores

Da Redação*. Publicado em 11 de junho de 2020 às 12:09.

Foto: Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

Um relatório da ONG Word Vision estima que até 85 milhões de crianças e adolescentes, entre 2 e 17 anos, poderão se somar ao número de vítimas de violência física, emocional e sexual nos próximos três meses, em todo o mundo.

Esse total representa um aumento de 20% a 32% da média anual das estatísticas oficiais destes casos.

O estudo revela ainda que o confinamento em casa, essencial para conter o avanço do coronavírus, acaba expondo essa população a uma maior incidência de violência doméstica.

Em entrevista concedida à rádio Cariri FM, na manhã desta quinta-feira, 11, a promotora da Vara da Infância e da Juventude de Campina Grande, Elaine Alencar, declarou que as estatísticas retratam uma triste realidade.

“É assim que nos deparamos diante dessas estatísticas. O confinamento é necessário, diante do momento que estamos vivendo. Mas, infelizmente, ele traz esse lado muito negativo que é o aumento desses casos de violência contra a criança e o adolescente”, disse.

A promotora declarou ainda que apesar de não se ter dados precisamente locais, devido aos estudos estarem concentrados nos âmbitos nacional e estadual, essa projeção mencionada no relatório é quase que certa.

“A gente tem que observar muito bem duas situações: as pessoas estão mais tempo dentro de casa, sob uma situação de estresse do momento atípico que causa um aumento nos conflitos familiares e, além disso, não temos a escola, que era um refúgio desses vulneráveis. Onde as professoras observam e podem detectar algum comportamento estranho, vindo a ser um canal de denúncia para essa situação”, destacou.

Outro ponto apontado pela promotora Elaine Alencar foi o fato de o aumento do consumo de bebidas alcoólicas estar ligado diretamente a essa crescente nos casos não só de violência contra as crianças e adolescentes, mas também da violência doméstica como um todo, que inclui também por exemplo a violência contra a mulher.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube