Fechar

logo

Fechar

Patos é a 1ª cidade da Paraíba a ter 100% dos leitos ocupados por casos de Covid-19

Da Redação com Ascom. Publicado em 28 de maio de 2020 às 17:42.

Foto: Ascom

A cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, a 315 km de João Pessoa, está com os 20 leitos de enfermaria e 10 de UTI ocupados por pacientes infectados pelo novo coronavírus, o que representa 100% de lotação.

Pacientes graves, que necessitarem de internação, a partir de hoje, terão que ser transferidos para Piancó ou Pombal. Estas informações foram constatadas por uma equipe de fiscalização do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), que visitou o Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro, no último sábado (23) e na manhã desta quinta-feira (28).

O hospital é referência no Sertão para casos de Covid-19. No início de maio, o CRM-PB já havia fiscalizado unidades de saúde de Patos.

Conforme observou a equipe do CRM-PB, dos 10 leitos de UTI instalados no hospital, apenas sete tem respiradores.

“Sabemos que está sendo construído um novo espaço onde haverá mais 8 respiradores disponíveis para a população, nos próximos 15 dias. Mas, precisamos desses equipamentos e leitos para hoje. Estamos em uma situação muito difícil, informando e buscando soluções junto ao governador do Estado e ao secretário de Saúde”, destacou o conselheiro Umberto Joubert, que realizou a fiscalização com o conselheiro Jânio Rolim.

De acordo com os dados do Plano de Contingência para a Covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde (SES), atualizados nesta quarta-feira (17), a previsão é que o Hospital Regional de Patos tenha 30 leitos de UTI e 32 de enfermaria.

Conforme o documento, 16 leitos de UTI e 18 de enfermaria já estão disponíveis para a população. No entanto, os dados divergem do observado pela fiscalização do CRM-PB.

“Estamos vivendo um momento muito difícil em nosso Estado. O CRM-PB tem fiscalizado, cobrado providências e colaborado com o que é possível. Mas, estamos observando um colapso em algumas regiões do Estado e é preciso que medidas urgentes sejam tomadas”, ressaltou o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano.

OSCILAÇÃO

De acordo com a diretora do Complexo Regional Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro, Liliane Sena, caso a unidade continue com ocupação total, os pacientes serão atendidos em outros hospitais da rede.

“Essa questão da ocupação é muito volúvel. Nós estamos com a ocupação total, mas isso pode mudar, porque há transferência, alta médica e isso muda a cada dia. É importante lembrar também que o trabalho de atendimento aos pacientes acontece em rede, ou seja, outros hospitais podem receber pacientes”, comentou.

*(Colaborou Epitácio Germano)

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube