Fechar

logo

Fechar

Boqueirão chega a 70% da capacidade e vive expectativa da sangria

Da Redação. Publicado em 9 de maio de 2020 às 8:05.

Foto: reprodução

Foto: reprodução

O açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, atingiu a marca de 70% da capacidade total e a expectativa para que o manancial atinja sua margem de sangria, só aumenta.

Em entrevista à Rádio Campina FM, o engenheiro e especialista em Recursos Hídricos, Isnaldo Cândido, lembrou que em janeiro deste ano, o açude estava com 15% da capacidade e agora precisa de pouco mais de 3 metros na lâmina de água para começar a sangrar.

– Com o projeto da Transposição do Rio São Francisco não vamos mais enfrentar aquela crise de 2017 e, quando o sistema não tiver ativo, teremos água em qualquer época do ano. Se as chuvas parassem hoje estaríamos satisfeitos. Estamos torcendo para que os 3 metros e 49 centímetros que faltam para que o açude venham atingir a sua cota de sangria, o que dará, a toda população um alívio muito grande – disse.

Isnaldo ressaltou que conforme vai aumentando o volume, o espelho d’água também aumenta e que, cada centímetro agora representa 370 mil metros cúbicos. Apesar da expectativa pela sangria, o técnico prefere aguardar até o final de maio, período onde as chuvas no Sertão e Cariri vão se findando, para ter a certeza se o fenômeno ocorrerá mesmo este ano.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube