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Sebrae Paraíba destaca dicas para os empreendedores durante o período de crise

Da Redação com Ascom. Publicado em 7 de abril de 2020 às 9:16.

Foto: Reprodução

Foto ilustrativa: Reprodução

A crise provocada pela pandemia do coronavírus, que impactou diretamente a economia e os pequenos negócios brasileiros, está exigindo dos empreendedores uma série de reflexões e de novas medidas que buscam a adaptação ao cenário atual e a sobrevivência das empresas.

Nessa nova realidade, um dos pontos essenciais que devem ser observados pelos empreendedores é a gestão financeira do negócio, que deve ser objeto de um alto nível de controle, evitando perdas e prejuízos ainda maiores para as empresas.

Com o objetivo de auxiliar os empreendedores nesse momento de dificuldades e desafios, o Sebrae Paraíba elencou algumas dicas sobre o tema, destacando os principais aspectos que devem ser observados na gestão do negócio para driblar dificuldades como a redução no movimento de clientes, no faturamento e a falta de colaboradores.

Inicialmente, é importante que o empresário faça um levantamento das despesas previstas para, no mínimo, os próximos dois ou três meses. Se possível, é interessante separar esses valores de acordo com cada tipo de despesa, como salários, aluguel, material de produção, dentre outros, para que o empreendedor possa visualizar com mais clareza a situação do seu negócio. Ao conhecer esses valores, se torna mais fácil elencar as ações corretivas, priorizando os tipos de despesa que possuem maior impacto na empresa.

Outra dica importante para este período de crise é ajustar as despesas de acordo com a situação do seu negócio, tomando algumas providências para isso. A principal delas é evitar criar novos gastos que não sejam extremamente necessários para a continuidade dos negócios.

Nesse cenário, também é importante negociar com os fornecedores um aumento dos prazos para o pagamento dos compromissos assumidos. Para quem tem dívidas com instituições financeiras, a recomendação também é buscar renegociá-las, visando aumentar o prazo de pagamento e adequar o valor pago por mês ao seu faturamento atual.

De acordo com a analista do Sebrae Paraíba, Renata Câmara, além de redobrar a atenção com a gestão financeira do negócio, considerando sempre a relação entre as receitas e as despesas, evitando correr o risco de ficar sem dinheiro para pagar os compromissos, também é importante que o empreendedor tome providências no sentido de buscar alternativas que possam aumentar o seu faturamento durante a crise.

“Para isso, o empreendedor pode contar com vários recursos, como fazer promoção de produtos que estão há mais tempo no estoque, disponibilizar serviços de entrega para manter o nível de compra dos clientes, criar estratégias para divulgação dos produtos e serviços através do marketing digital, além de diversificar as formas de pagamento disponíveis ao cliente”, pontuou a analista.

Para contribuir com os empreendedores na gestão financeira dos negócios, o Sebrae disponibiliza, entre outros conteúdos, um modelo de planilha para auxiliar no controle do fluxo de caixa.

O download do arquivo pode ser feito através do link https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/0_Fluxo_de_Caixa_planilha1.xlsx. Mais informações também estão disponíveis no http://www.sebraepb.com.br/.

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