Fechar

logo

Fechar

PMJP disponibiliza plataforma web com informações de monitoramento sobre Covid-19

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 5 de abril de 2020 às 7:51.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

Com o objetivo de facilitar e garantir o acesso a informações sobre o novo coronavírus em João Pessoa, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Saúde (SMS), disponibiliza uma plataforma web que pode ser acessada por qualquer cidadão gratuitamente.

A plataforma foi desenvolvida pela TecGeo e fornecida sem ônus para PMJP, e pode ser acessada no link: https://experience.arcgis.com/experience/d76ba516389d4e83b9a778d266cac5c1/

De acordo com Daniel de Araújo Batista, gerente da Vigilância Epidemiológica da SMS, esta plataforma foi desenvolvida para apresentar o monitoramento dos casos da covid-19 em João Pessoa. “As informações podem ser acessadas pela população e serão atualizadas a cada 24h”, informou o gerente.

Ainda, segundo o gerente, é importante destacar que este número de casos notificados ainda não representa a totalidade dos casos suspeitos do município de João Pessoa, mas seguem as orientações de definição de casos adotados pelo Ministério da Saúde (MS).

“No entanto, a Vigilância Epidemiológica de João Pessoa, por iniciativa, adotou estratégias para captar casos prováveis de coronavírus e chegar mais próximo ao real cenário da distribuição dos casos no território”, completou Daniel de Araújo.

Segundos diretores da TecGeo, Dário Alves da Silva Jr e Marconi Rodrigues, a intenção é conscientizar a população sobre a doença por meio de notificações oficiais. “A plataforma fornece, entre outras coisas, um mapa das internações, casos graves, moderados, bairros, entre outros dados”, explicou Dário Alves.

Marconi Rodrigues destacou que os dados são da Esri, empresa americana desenvolvedora do ArcGIS, o Sistema de Informações Geográficas, e que através da plataforma é possível acompanhar o número de casos de contágio e mortes ocasionadas pela doença. “Para isso, a aplicação reúne dados de fontes oficiais de informações da Prefeitura de João Pessoa”, completou.

O modelo web segue o mesmo formato do painel online da prestigiada Universidade Johns Hopkins, instituição americana de ensino que se tornou uma referência durante a pandemia, principalmente pela agilidade da atualização dos dados.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube