Fechar

logo

Fechar

Médico aborda quais são os principais grupos de risco da Covid-19

Da Redação. Publicado em 10 de abril de 2020 às 17:17.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

O médico Antônio Henriques, em entrevista a Rádio Caturité, alertou sobre os principais grupos de risco da Covid-19.

“Portadores de doenças crônicas, diabetes, hipertensão, asma, indivíduos acima de 60 anos e grávidas são os mais propensos a terem complicações por conta do Covid-19” – pontuou.

O médico trouxe dados de um novo estudo realizado pela British Medical Journal sobre o coronavírus, ou como também é conhecido, SRS-CoV-2.

Um fator de risco que chamou atenção na pesquisa é a hipertensão arterial como uma das comorbidades mais associadas as complicações fatais da Covid-19, até agora.

O diabetes, principalmente o tipo 2, também é um fator para o agravamento de diversas infecções, isso porque prejudica as defesas do organismo contra vírus e bactérias.

Ademais, outros grupos de risco foram citados como asma, enfermidades hematológicas, ou seja, relacionadas ao sangue. Doença renal crônica, imunodepressão seja provocada por tratamentos como lúpus ou câncer e também a obesidade.

As doenças relacionadas aos pulmões, como asma e doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (POC), são doenças que já atrapalham a respiração, e nesse cenário, causam acumulo de secreção pulmonar e aumento da sensação de falta de ar.

Como prevenção para esses grupos de risco, o médico reforçou as medidas de prevenção como a lavagem das mãos com frequência. Evitar o contato com indivíduos que apresentem sintomas de gripe e manter o isolamento social para evitar o contágio.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube