Fechar

logo

Fechar

HUAC redefine papel no combate à Covid-19 junto à Secretaria de Saúde de Campina

Ascom. Publicado em 30 de abril de 2020 às 14:07.

Foto: Ascom

Na última quinta-feira (23) foi realizada uma reunião (videoconferência) com a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande com o objetivo de rediscutir o Plano de Contingência para Covid-19 no município e, particularmente, em relação ao papel do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh.

Participaram das discussões, além da Secretaria de Saúde de Campina Grande, representantes da Secretaria Estadual de Saúde, do Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Ministério Público do Trabalho.

Na ocasião, foi pontuado que apesar de o HUAC ter preparado 12 leitos de UTI e 12 leitos de enfermaria exclusivamente para o atendimento aos casos de Covid-19, e, com isso, suprimido demais atendimentos do hospital, tais leitos estavam ociosos.

Assim, foi solicitado uma redefinição sobre o papel do HUAC no cenário de enfrentamento da doença para que se possa dar continuidade a alguns dos atendimentos regulares da instituição.

Ficou definido, então, que os leitos que seriam destinados à Covid-19 só serão acionados quando o hospital de referência, o Pedro I, tiver uma ocupação superior a 50% da sua capacidade.

A Secretaria de Saúde do Município comunicará formal e previamente a necessidade dos leitos do HUAC.

Além disso, o Hospital Universitário manterá seis leitos de enfermaria para as crianças cadastradas na oncopediatria, caso apresentem problemas respiratórios.

Se, porventura, alguma criança precisar de terapia intensiva será encaminhada para a UTI da Rede Hospitalar da cidade.

Por fim, os leitos que seriam destinados à Covid-19 do HUAC serão disponibilizados para a Central de Regulação de Leitos para poderem ser utilizados no atendimento de outras patologias.

Os profissionais que foram escalados especificamente para o tratamento de casos de Covid-19 no HUAC vão retornar as suas atividades habituais até que seja solicitada a ativação dos leitos para esta finalidade.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube