Fechar

logo

Fechar

Consultório de Rua realiza cerca de 300 atendimentos em João Pessoa

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 25 de abril de 2020 às 7:56.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

Com as equipes do ‘Consultório de Rua’ oferecendo orientações sobre os cuidados para a prevenção da Covid-19, o programa já realizou mais de 300 atendimentos nos últimos 30 dias. A iniciativa é da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS), responsável prioritariamente pelo cuidado em saúde às pessoas que vivem em situação de rua.

A coordenadora do programa, Luana Alves, explicou algumas estratégias de cuidados para a prevenção, controle e contenção durante a pandemia de Covid-19 às pessoas em situação de rua.

“Na identificação de sintomáticos respiratórios é realizada avaliação e monitoramento do quadro clínico pela equipe do Consultório de Rua. Em caso de maior gravidade será garantido atendimento emergencial do Samu”, afirmou a coordenadora.

“Foi intensificada a oferta de kits de higiene pessoal e água mineral durante as abordagens. Estamos ofertando máscaras para as pessoas em situação de rua e ampliando a oferta de vacinação para essa população. Além disso, estamos realizando teste para Covid -19”, informou a coordenadora.

Nas abordagens, também são realizadas ações de redução de danos para pessoas em uso prejudicial de drogas, de modo a evitar condutas de risco como o compartilhamento de cachimbos, cigarros, “burrinhos”, copos, entre outros.

Estão suspensas todas as atividades coletivas (oficinas terapêuticas, atividades com música e capoeira), evitando a aglomeração de pessoas e mantida a continuidade do acompanhamento dos usuários que já estavam em tratamento de outras patologias.

As equipes são compostas por enfermeiros, psicólogos ou terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e agentes sociais. Os profissionais atendem em toda João Pessoa e desenvolvem ações integrais de saúde in loco, respeitando as singularidades da população em situação de rua.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube