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Procon-JP alerta para golpes na internet e ‘visita domiciliar’ de órgãos públicos

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 26 de março de 2020 às 9:24.

O consumidor deve ficar atento para os golpistas de plantão que estão usando a internet com mensagens de promoções para pegar os dados pessoais e usá-los de forma criminosa. As pessoas também devem ficar atentas para aqueles indivíduos que estão indo até as residências usando o nome de fornecedores de serviços como água, luz e telefonia, além do de órgãos públicos, se identificando como servidores da Saúde ou da Vigilância Sanitária da Prefeitura de João Pessoa, por exemplo.

O secretário Helton Renê orienta a todos que nesse período de quarentena nenhum serviço público em domicílio está funcionando de forma rotineira.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

“Quando alguma medida é tomada para eventual visita, como a vacinação dos idosos que se encontram acamados, é amplamente divulgada e é realizada através de agendamento por telefone”.

Quanto a serviços como água, luz e telefone direto ao público, estes não estão sendo realizados de forma corriqueira.

“Essas concessionárias estão trabalhando apenas internamente. Portanto, só abram a porta para qualquer tipo de serviço se você fez um contato antes. Nesse momento em que a população está assustada, sempre vai ter alguém para se aproveitar”, disse Helton Renê.

Quanto àqueles e-mails e mensagens do WhatsApp que você está recebendo com promoções de encher os olhos e que pedem logo dados pessoais como CPF, é bom ficar atento porque pode ser um golpe.

“Não responda e nem abra links que você não conhece. Na verdade, nesse momento de reclusão, só compre o estritamente necessário e em sites de compras, seja para feira ou para outros produtos, que você já conhece. Na dúvida, ligue para ter certeza, tanto em relação a serviços que chegam à residência ou pela internet”.

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