Fechar

logo

Fechar

Presidente do TRE-PB externa preocupação com “candidaturas laranjas”

Da Redação. Publicado em 13 de março de 2020 às 19:16.

O novo presidente do Tribunal Regional da Paraíba, desembargador José Ricardo Porto, terá como uma das missões à frente da presidência da Corte eleitoral paraibana coordenar as eleições do pleito de outubro e uma de suas preocupações, externadas durante entrevista concedida a imprensa da Capital, foi em relação às “candidaturas laranjas”, para as quais as mulheres são usadas pelos partidos para cumprir a regra da legislação eleitoral.

Segundo ele, as candidaturas rotuladas de laranjas são criadas com o objetivo único de fraudar os cofres públicos.

“Foi divulgado em nível nacional que o Tribunal Superior Eleitoral confirmou uma decisão de um Estado onde foram cassadas todas as chapas. Nós estamos preocupados com isso. Iremos fazer reuniões com o Ministério Público e a Polícia Federal e pedir também que sejam denunciadas, informadas as candidaturas, que tem o objetivo único e exclusivo de fraudar os cofres públicos”, disse.

O desembargador opinou ainda que é preciso que o segmento feminino esteja atento e requeira representatividade de verdade de mulheres na política.

Em relação a prática de Caixa 2, o desembargador falou sobre os mecanismos que irão ser usados para coibir esse tipo de crime comumente usados nas eleições.

Ele lembrou que Supremo Tribunal Federal decidiu que os crimes de Caixa 2 seriam julgados pela Justiça Eleitoral, mas até agora no Estado da Paraíba não teve conhecimento de qualquer remessa para a Justiça Especializada no que diz respeito a esse crime, bem como, à derivação de seus tentáculos.

“Nós estamos absolutamente preparados, a Justiça eleitoral está consciente da sua responsabilidade. E não tenho a menor dúvida de que chegando processo dessa natureza, nós iremos julgar com a melhor celeridade atendendo aos anseios do povo”, garantiu o desembargador.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube