Fechar

logo

Fechar

Operação Noteiras é deflagrada para combater fraude fiscal na Paraíba

Da Redação. Publicado em 4 de março de 2020 às 8:56.

Uma operação policial, intitulada de “Noteiras”, está sendo deflagrada na manhã desta quarta-feira (4), em Campina Grande, João Pessoa, Patos e Sousa.

A ação conjunta entre a Polícia Civil, Secretaria de Estado da Fazenda e Ministério Público, com apoio do Gaeco, objetifica combater um esquema de fraude fiscal estruturada.

A irregularidade foi identificada durante as investigações, quando foi percebida a idealização de empresas de fachada que realizaram simulações de compra e venda de mercadorias.

Essas empresas de fachada disfarçam as operações realizadas por empresas reais, que, de fato, funcionam dentro da regularidade, no entanto, realizando a circulação de produtos sem o recolhimento legal dos impostos.

De acordo com informações, a “Noteiras” visa dar cumprimento a 10 mandados de prisão (cinco preventivas e cinco temporárias) e 14 mandados de busca e apreensão, todos emitidos pela 6ª Vara Criminal da Comarca de João Pessoa.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Só em Campina Grande, 7 mandados de prisão e 9 mandados de busca e apreensão, tanto em endereços residenciais quanto comerciais, foram expedidos.

Até o momento, três suspeitos foram presos na Rainha da Borborema, porém suas identidades ainda não foram divulgadas.

O prejuízo dos crimes investigados somam cerca de R$ 200 milhões para os cofres públicos do Estado da Paraíba.

Cerca de 50 policiais civis, 34 auditores fiscais da Fazenda Estadual e três promotores participam da operação.

As penas direcionadas aos suspeitos na investigação, somadas, chegam a 18 anos de reclusão, pelos crimes contra a ordem tributária, organização criminosa e falsidade ideológica.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube