Fechar

logo

Fechar

FAP adota medidas preventivas para evitar contaminação pelo novo coronavírus

Da Redação. Publicado em 28 de março de 2020 às 21:03.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande, juntamente com o Ministério Público da Paraíba, definiu as funções que cada hospital, seja público, privado ou filantrópico, devem ter no combate ao coronavírus no município.

Entre eles a Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) tem realizado medidas restritivas para evitar a proliferação do covid-19 dentro da unidade. Estas dizem respeito às alas de oncologia, obstetrícia, hemodiálise, e também à parte técnica como administração, funcionários, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, além de pacientes e também acompanhantes.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo da FAP, Derlópidas Neves, os procedimentos internos adotados visam a redução da possibilidade de contágio do novo coronavírus e, medidas como o uso de Equipamentos de Proteção Individual por parte dos funcionários e a redução de visitas e números de acompanhantes, podem evitar isso.

– Temos três alas com pacientes do grupo de risco, que são a oncologia, UTI e hemodiálise. Estes pacientes já têm uma debilidade maior em relação à imunologia. Além disso, na oncologia, a maioria dos pacientes são acima de 60 anos e temos também muitos que estão debilitados devido à hemodiálise. A FAP está restringindo visitas desses pacientes internados, para que possamos bloquear a entrada do vírus – contou.

Derlópidas ainda disse, ao PARAIBAONLINE, que as consultas de retorno dos pacientes, já medicados e curados, estão suspensas, porém as primeiras consultas continuam ocorrendo de forma normal, com restrição apenas a um acompanhante, assim como a entrega de medicamentos.

Ele ressaltou que a atitude é para preservar a saúde dos pacientes e minimizar a quantidade de pessoas circulando dentro do hospital.

– Aos pacientes internados na UTI disponibilizamos um horário específico para a entrada de um familiar e, antes desta entrada, ele deve ser examinado pelos nossos técnicos de enfermagem para avaliar o histórico de gripe ou infecção que tenha tido recentemente. As pacientes de obstetrícia só deverão ter visita do pai do bebê ou de um acompanhante. As visitas também estão suspensas. Ainda como medida de combate ao coronavírus, disponibilizamos à Secretaria de Saúde dois leitos de internação, de forma isolada, para UTI e dois de enfermagem. Esses quatro leitos são especificamente para pacientes oncológicos que, por ventura, venha adquirir o coronavírus – reforçou.

Como medidas preventivas para o contágio cruzado do vírus na unidade hospitalar, a FAP determina o uso frequente de luvas e máscaras disponibilizadas ao corpo técnico, além dos funcionários da parte administrativa. Os acompanhantes e visitantes também devem realizar a higienização das mãos com álcool em gel, ao entrar no hospital, que está disponibilizado em locais específicos e de circulação.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube