Fechar

logo

Fechar

Especialista está esperançoso de que Boqueirão atingirá volume máximo em 2020

Da Redação*. Publicado em 26 de março de 2020 às 22:31.

Faltando nesta quinta-feira, 26, apenas 4,61 metros na lâmina d’água para atingir a margem de sangria, o Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, tem uma grande torcida para que este fenômeno ocorra.

A última vez que o açude sangrou foi no ano de 2011 e, desde então, tem sofrido altos e baixos. Em 2017, atingiu a margem de 2% da capacidade total, e a chegada das águas do Rio São Francisco, através da transposição, foi um alento aos paraibanos que usufruem do manancial.

Porém, entre as estagnadas e retomadas da transposição, o campinense e os moradores dos demais municípios abastecidos por Boqueirão sentiam o medo de uma volta ao período crítico do racionamento.

Mas, dando continuidade aos seus ciclos, Boqueirão surpreendeu mais uma vez e desde o início de 2020 vem aumentando, gradativamente, o seu volume graças às chuvas no Sertão e no Cariri.

Paraíba Online • Especialista está esperançoso de que Boqueirão atingirá volume máximo em 2020

Foto: Reprodução/Arquivo

De acordo com o especialista em recursos hídricos Isnaldo Cândido, de 1º de janeiro à data de hoje, o manancial teve um acréscimo de mais de 12 metros na lâmina d’água.

No começo do ano, o açude estava com 15% da capacidade.

– Só no mês de março esse aumento na lâmina d’água foi de 7,9 metros. Do dia 21 ao dia 25 de março foram 174 milhões de metros cúbicos. Então, vemos uma capacidade de recuperação tremenda diante das chuvas que estão ocorrendo com bastante intensidade no Sertão e Cariri, tanto vindo pelo Rio Paraíba, quanto pelo Taperoá. De ontem para hoje o açude recebeu 34 centímetros na lâmina d’água, correspondendo a um aporte hídrico de 10.805.297m³ – contou.

Isnaldo ressaltou, durante entrevista à Rádio Campina FM, que se as chuvas continuarem na mesma intensidade, tendo em vista que o período chuvoso da região do Sertão e Cariri ainda se estende ao mês de abril, há uma grande chance de, em breve, o Boqueirão atingir sua cota de sangria.

– Se as chuvas se mantiverem dentro deste quadro, com certeza temos a esperança de, neste ano, atingir a cota de sangria. Só como parâmetro, no dia 20 de março o açude recebeu 2,06 metros na lâmina d’água – comemorou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube