Fechar

logo

Fechar

Equipes paraibanas participarão da maior competição de robótica do Brasil

Da Redação com Ascom. Publicado em 3 de março de 2020 às 21:15.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

A Paraíba será representado por 5 equipes no 2º Festival SESI de Robótica, em São Paulo. Entre 6 e 8 de março, mais de mil e quinhentos competidores com idades entre 9 e 19 anos de escolas públicas e privadas entrarão na disputa.

O estado levará 3 equipes na categoria FIRST LEGO League (FLL) e 2 equipes de FIRST Tech Challenge (FTC). As categorias variam de acordo com o grau de complexidade e o tema dos desafios que os estudantes precisam enfrentar.

Representarão à Paraíba na etapa nacional da First Lego League as equipes, “Destemidos” e “Mega Destemidos”, ambas do SESI Prata de Campina Grande, e os “Criadores do Amanhã”, do SESI de Bayeux.

A equipe “Destemidos” tem como técnico a professora Fernanda de Sousa Sales Mendes. A equipe se classificou em 1º lugar na categoria Champions Award, em 1º lugar na categoria Desempenho do Robô, e foi campeã do Desafio do Robô, ficando no 1º lugar Geral do Torneio.

Já a equipe “Mega Destemidos”, por exemplo, conquistou o 1º lugar na Categoria Design de Robô com o robô autônomo “Jesus Mega Destemidos da Silva”, na etapa regional em Brasília.

A “Mega Destemidos” é da Escola SESI Prata de Campina Grande, tem como técnico, a professora Fernanda de Sousa Sales Mendes, e se classificou em 1º lugar na categoria Design de Robô, e em 4º lugar geral.

O Torneio de Robótica FIRST LEGO League desafia estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Nesta etapa, batizada de City Shaper (cidades inteligentes e sustentáveis), as equipes participantes deverão utilizar a robótica para encontrar soluções que ajudem a construir cidades cada vez melhores para as gerações futuras.

Já no First Tech Challenge – FTC, a Paraíba será representada pelas equipes Legonautas do SESI de Patos e Roborex, da Escola SESI de Sousa.

Durante o First Tech Challenge (FTC) estudantes de 12 a 18 anos são desafiados a projetarem, programarem e construírem robôs capazes de realizar tarefas.

Para isso, eles precisam aprender a trabalhar com máquinas e circuitos – os mesmos equipamentos utilizados por grandes engenheiros.

O FTC contribui para que os competidores desenvolvam habilidades como comunicação, resolução de conflitos, tomada de decisões e raciocínio lógico. Tudo isso de um jeito inovador, divertido e que ajuda a preparar os jovens para o futuro profissional.

Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-9776.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube