Fechar

logo

Fechar

Em Campina Grande, Hospital Universitário recebe doações de EPI’S

Ascom. Publicado em 26 de março de 2020 às 16:05.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Em meio aos casos crescentes do coronavírus (Covid-19) no país, ações de apoio aos hospitais e aos profissionais de saúde também estão aumentando.

Assim, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e vinculado à Rede Ebserh, tem recebido doações de equipamentos de proteção individual (EPI) para os seus profissionais.

Embora o HUAC tenha se empenhado em fornecer tais equipamentos para seus colaboradores, há o risco de desabastecimento pela impossibilidade de envio por parte dos fornecedores diante do cenário de escassez mundial desses insumos.

Por isso, a Alpargatas, empresa de calçados e equipamentos esportivos, doou 100 óculos de proteção, 500 máscaras com filtros mecânicos e 100 macacões para o hospital.

Já o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) concedeu 150 protetores faciais desenvolvidos pelo próprio Núcleo.

Além das doações de insumos, o Hospital Universitário recebeu R$ 50 mil por decisão da Justiça Federal através de solicitação feita pelo Ministério Público Federal (MPF).

O valor é oriundo de recursos procedentes de ações de execução penal. Já por decisão da Justiça do Trabalho, através de solicitação feita pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), foi liberado para o HUAC o montante de R$ 37 mil.

Tais valores vão ser utilizados para compra de medicamentos, EPI’S e itens médico-hospitalares.

Para aqueles que quiserem contribuir com doação de insumos como álcool em gel, luvas e máscaras para o Hospital Universitário Alcides Carneiro, basta entrar em contato com o superintendente da instituição, professor Homero Rodrigues, através do e-mail ([email protected]).

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Rede Hospitalar Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube