Fechar

logo

Fechar

Coronavírus: Vigilância Sanitária faz alerta sobre qualidade do álcool em gel

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 27 de março de 2020 às 12:03.

A Vigilância Sanitária do Município de João Pessoa alerta a população para a qualidade do álcool 70%, de preferência em gel, para servir com eficiência na assepsia das mãos e objetos no enfrentamento ao coronavírus – Covid- 19.

A coordenadora, Eliane Navarro, disse que o consumidor deve ficar atento as orientações da embalagem, onde obrigatoriamente devem constar o CNPJ da empresa,  o nome do laboratório e do químico responsável pela manipulação do produto.

Ela explica que antes da pandemia era exigido o registro da Anvisa, mas com o avanço dos casos e diante do atual enfrentamento ao Covid-19 este item está suspenso temporariamente.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

“A Vigilância autorizou, temporariamente a produção do álcool 70%, pelas farmácias de manipulação, instituições de ensino superior e laboratórios químicos, desde que garantam a qualidade do produto”, destacou a coordenadora da Vigilância.

A autorização foi emitida através da RDC nº 350/2020 Anvisa, que define critérios e os procedimentos extraordinários e temporários para a fabricação e comercialização de preparações antissépticas  ou sanitizantes oficinais, sem a prévia autorização da mesma.

“A medida foi adotada exclusivamente em virtude da emergência de saúde pública internacional relacionada ao SARS-CoV-2″, esclareceu a coordenadora.

Eliane Navarro afirma que na prevenção do coronavírus, o aconselhável é a limpeza das mãos, que deve ser feita diversas vezes ao dia com água e sabonete neutro líquido, sendo recomendado também o uso do álcool 70%, de preferência gel, na ausência do sabão neutro.

“Esse procedimento é orientado em todo o mundo. No Brasil é uma das medidas adotadas pelo MS/Anvisa”, concluiu.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube