Fechar

logo

Fechar

Voto de aplauso pelos 40 anos do Hospital Universitário Lauro Wanderley é aprovado

Da Redação. Publicado em 12 de fevereiro de 2020 às 13:58.

Paraíba Online • Voto de aplauso pelos 40 anos do Hospital Universitário Lauro Wanderley é aprovado

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (12), votos de aplausos pelos 40 anos de fundação do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba e filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A propositura foi do vereador João Bosco dos Santos Filho (Bosquinho), do PSC. Na mesma sessão, os parlamentares autorizaram a realização de uma sessão especial, marcada para 3 de março, alusiva ao aniversário do HULW.

No requerimento 002/2020- GVB, o vereador Bosquinho parabeniza o Hospital Universitário pelos seus 40 anos de serviços prestados aos paraibanos, destacando que o hospital-escola é referência em diversas especialidades, com forte atuação no apoio à formação de profissionais da área de saúde.

“É, portanto, um espaço privilegiado de atenção à saúde assim como é um espaço para se repensar modelos de assistência e gerar novos conhecimentos que sejam transformadores. Trata-se de um importante equipamento social numa região de grande carência de assistência médica neste país”, ressalta o vereador na justificativa da propositura.

O hospital-escola da UFPB foi fundado em 12 de fevereiro de 1980 durante o reitorado de Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque. A construção do HULW, no entanto, começou bem antes, em 1968, após um processo de articulações com os governos estadual e federal.

A edificação do prédio envolveu três etapas e outros dois reitorados: o de Guilardo Martins e o de Humberto Nóbrega.

Localizada no bairro do Castelo Branco, no Campus I da UFPB, em João Pessoa,a unidade de saúde é uma filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde dezembro de 2013.

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a estatal foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube