Fechar

logo

Fechar

UFPB e Governo do Estado anunciam parceria para construção do Memorial Mestre Sivuca

Ascom. Publicado em 28 de fevereiro de 2020 às 21:15.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

A reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Margareth Diniz e o governador do estado da Paraíba João Azevêdo anunciaram, durante visita nesta quinta-feira (27), no campus João Pessoa, a construção do Memorial Mestre Sivuca.

O projeto retomará uma obra paralisada na UFPB, ao lado do prédio da Reitoria, onde – além do museu dedicado ao acervo de Sivuca – haverá um centro cultural para eventos.

A professora Margareth Diniz destacou que a parceria com o governo é uma satisfação para a UFPB e a doação do acervo de Sivuca consolida um projeto de incentivo ao desenvolvimento cultural do país.

“Será uma obra importante não só para o estado da Paraíba, mas de relevância mundial. Sivuca foi um artista reconhecido internacionalmente e deixou um legado de grande valia para a cultura brasileira, que estará disponível na UFPB para toda a sociedade”, ressaltou.

De acordo com a compositora e viúva de Sivuca, Glória Gadelha, o acervo do memorial compreende arquivos pessoais organizados ao longo de décadas da trajetória artística do músico.

“São partituras, troféus, placas, medalhas, títulos, instrumentos e diversos itens de grande relevância para a carreira dele. É um acervo imenso e riquíssimo culturalmente. A parceria da UFPB e do governo será fundamental para a manutenção de todo esse legado”, destacou.

Para o governador da Paraíba, João Azevêdo essa ação busca o respeito pela preservação do legado cultural do estado.

“São ações como o Ano Cultural Mestre Sivuca em 2020 e o Memorial na UFPB que vão atender a projetos para preservar nossa cultura. Estamos definindo as necessidades aqui na universidade e vamos prever nosso orçamento para que o projeto do Memorial saia ainda este ano”, salientou.

O acordo possibilitará o trabalho conjunto no Ano Cultural Mestre Sivuca, instituído este ano pelo governo da Paraíba, para lembrar os 90 anos de nascimento do artista paraibano.

Biografia

Severino Dias de Oliveira, o Mestre Sivuca, nasceu no município paraibano de Itabaiana no dia 26 de maio de 1930. Começou a tocar sanfona aos nove anos de idade e se tornou um dos maiores músicos brasileiros, com mesclas de vários ritmos, como o frevo, o choro e o forró.

Casou-se com a compositora Glória Gadelha e juntos fizeram várias parcerias, como na canção “Feira de Mangaio”, um de seus principais sucessos. Outros duetos de destaque são os com Chico Buarque (“João e Maria”) e Paulo Tapajós (“No tempo dos quintais”). Sivuca morreu em 14 de dezembro de 2006, após um câncer na laringe.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube