Fechar

logo

Fechar

Prefeito participa de abertura dos trabalhos na CMJP e destaca pacote de obras

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 11 de fevereiro de 2020 às 20:06.

Assim como tem feito desde o início de 2013, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, prestigiou, na manhã desta terça-feira (11), a abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) neste início do oitavo ano de mandato.

Com uma gestão ainda mais forte e preparada para enfrentar e superar os desafios, Luciano apresentou dados dos avanços em toda a cidade, o novo patamar em que a Capital se encontra e destacou que a cidade se transformou ao encontrar o rumo do desenvolvimento e está preparada para receber muito mais investimentos através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e fruto do trabalho da atual equipe da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e parceria com o Legislativo municipal.

“É a primeira vez que João Pessoa vai receber recursos internacionais e já está tudo pronto para que isso aconteça. Esse programa João Pessoa Sustentável foi pensado para preparar o futuro de João Pessoa e nos orgulha saber que além de tudo que já estamos fazendo, vamos deixar muito mais pela cidade, entregando a Prefeitura com U$ 100 milhões em caixa e um projeto pronto para ser executado, cuidando da governança municipal e sustentabilidade ambiental”, afirmou o prefeito.

Foto: Secom/JP

Dentro do Programa João Pessoa Sustentável, a Prefeitura vai modificar o perfil do Complexo da Beira Rio, com a construção de quase 700 unidades habitacionais, urbanização, o Parque Socioecológico do Róger, o Centro de Comando da Capital e mais ações de governança e sustentabilidade.

Governando a Capital paraibana durante o período da maior crise econômica dos últimos 50 anos, Luciano Cartaxo afirmou que a cidade soube se reinventar e conquistar resultados históricos em todas as áreas.

O modelo de gestão desenvolvido com foco em apresentar resultados foi, por duas vezes, reconhecido internacionalmente pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e também pela UNESCO, que a incluiu na seleta lista mundial de Cidades Criativas, título conferido a apenas oito cidades brasileiras e 180 cidades em todo o mundo.

“Não existe fórmula mágica. Nós implementamos um modelo de gestão que foi capaz de cortar gastos em momentos de crise e, ao mesmo tempo, aumentar a arrecadação sem elevar impostos. Mantivemos os pagamentos dos nossos servidores em dia, antecipamos o 13° salário e ainda criamos premiações para reconhecer e valorizar os bons profissionais, como no Gerente Saúde. Além disso, demos 5,5% de reajuste linear para os servidores e realizamos concurso público. Já foram quase 5 mil convocados em toda a gestão e ainda teremos mais 1.159 este ano, com os concursos que iremos realizar”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Na área da habitação, o maior programa habitacional já realizado na Capital segue fazendo história.

Se apenas na última segunda-feira (10), mais 400 famílias receberam as chaves do Residencial Saturnino de Brito, a atual gestão foi responsável por tirar mais de 9 mil pessoas de áreas de risco e oferecer um lar digno e em segurança.

Já são quase 10 mil casas entregues ou em construção, o maior número já alcançado por uma gestão.

A PMJP entregou também mais de dois mil títulos de posse por meio do programa de regularização fundiária Morar Legal.

Foto: Secom/JP

Centro Histórico – No Centro Histórico, a entrega mais recente foi da Praça Napoleão Laureano, a primeira etapa do Parque Ecológico Sanhauá, na última sexta-feira (7), mas ao longo dos últimos sete anos, a região onde a cidade nasceu vem experimentando uma grande transformação.

Obras como a do Parque da Lagoa, Praça da Independência, Hotel Globo, Villa Sanhauá, Casa da Pólvora, Galeria Augusto dos Anjos, Parque da Bica e outras praças não só foram revitalizadas, como também fizeram o pessoenses e turistas voltarem a viver o Centro Histórico e voltar a olhá-lo como polo de turismo, cultura e economia, também com a ocupação permanente através do AnimaCentro.

Chegando também ao Centro Histórico, o prefeito anunciou a implantação do programa LED nas Ruas em 237 vias da região centro da cidade tornando as visitações noturnas muito mais iluminadas e seguras.

A modernização do parque de iluminação pública da Capital através do Programa segue avançando também por toda a cidade e a expectativa é que neste ano, pelo menos 50% de João Pessoa esteja contemplada.

Já são mais de 8 mil novos pontos já implantados e bairros 100% em LED, como Alto do Mateus, Bairro das Indústrias, Cidade Verde e em execução em outros, como Mandacaru, Alto do Céu, Jardim Veneza e Distrito Industrial, além de 20 corredores e avenidas.

Ainda na área da infraestrutura urbana, o programa Ação Asfalto já chegou a 180 km de ruas e avenidas atendidas e 30 novos bairros serão beneficiados até o final deste ano, com mais 81 quilômetros de novas vias recapeadas.

E o Mais Pavimentação já chegou a 160 ruas executadas, levando não só o calçamento, mas também drenagem e calçadas padronizadas.

Neste programa, 80 novas vias já estão com obras em andamento. Em relação aos mercados públicos, o prefeito garantiu que o próximo a ser entregue é o do Bessa. Já foram entregues o da Torre, Geisel e de Jaguaribe.

O programa de praças e parques, com 58 equipamentos já entregues, também está inserido, oferecendo mais áreas de lazer, convivência e qualidade de vida para o povo.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

Na área do turismo, a ocupação hoteleira e o grande volume de turistas circulando é resultado de um projeto planejado que incluiu não só a revitalização do Centro Histórico, mas também a nova calçadinha da Orla, o Largo de Tambaú, a nova Beira Rio, as obras de proteção da Barreira do Cabo Branco e a Avenida Epitácio Pessoa, em obras com o conceito de Avenida Passeio.

“João Pessoa cresceu muito no turismo, é uma das fontes de emprego e renda e motivo de orgulho e fortalecimento da autoestima do pessoense, sendo considerada o melhor destino entre as capitais do Nordeste”, disse Luciano.

Educação – Uma das marcas da gestão, a Educação também foi lembrada pelo prefeito na mensagem ao Legislativo.

Ele destacou o maior crescimento nas vagas em creches entre as Capitais do Nordeste, ampliando de 4 para quase 15 mil vagas, 65 mil matrículas neste ano nas creches e escolas, maior rede de escolas bilíngues do Nordeste, 100% de robótica nas escolas, aumento de 13% para o magistério.

“E temos muito mais com 10 novas escolas reformadas, 30 unidades com requalificação e climatização e o Centro de Educação Integrada, em Mangabeira, que entregaremos agora em março”, afirmou.

O prefeito ainda destacou a ampliação de uma para quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA), a Central de Vacinas, entregue em janeiro, as 33 Unidades de Saúde da Família (USF) construídas ou reformadas, que devem chegar a 45 no final deste ano, a Casa Mãe Bebê, o Centro de Hemodiálise, a UTI Pediátrica no Valentina.

Na assistência à população carente, Luciano destacou o Programa Mais, com albergue noturno, p Centro de Assistência no Centro e o edital Vida Melhor, com investimento de R$ 1,7 milhão, e relembrou projetos já entregues como o Centro Cultural Jackson do Pandeiro, que conta com um novo Cras, o Centro para Criança com Microcefalia, as casas de acolhida e fortalecimento dos restaurantes populares e cozinhas comunitárias.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube