Fechar

logo

Fechar

Infectologista dá dicas de como se prevenir contra o novo coronavírus

Da Redação*. Publicado em 27 de fevereiro de 2020 às 10:28.

Com a suspeita da chegada do novo coronavírus à Paraíba, através de um homem de 59 anos, recém-chegado da Itália a João Pessoa, que apresentou sintomas de febre, coriza e tosse, a preocupação da população aumenta tendo em vista a possibilidade de o caso estar mais próximo.

Apesar do medo, as autoridades de saúde do Estado dizem não ser motivo para pânico, pois há toda uma estrutura montada para acolher os possíveis pacientes, porém é preciso ter cautela e realizar procedimentos de higiene pessoal para evitar contaminação.

Foto: Tyrone Siu

Foto: Tyrone Siu

De acordo com a infectologista Sônia Sousa, durante entrevista à Rádio Campina FM, a transmissibilidade desse vírus é grande e para se prevenir são necessários alguns cuidados pessoais, já que ainda não há vacina contra ele.

– Temos que ter algumas precauções para evitar o contágio, como se sentar com pelo menos dois metros de distância de alguém gripado, principalmente se ele veio de algum país que registra casos da doença. Usar máscaras, lavar sempre as mãos e nunca as levar aos olhos, boca e nariz, pois é através dessas partes do corpo que ocorre a transmissão do vírus – disse.

A médica ainda ressaltou que o uso do álcool em gel a 70% é uma boa medida, caso o local onde se esteja não tenha sabão e água para higienizar as mãos.

Outro cuidado que ela acha importante é seguir o protocolo do Brasil e manter o paciente, supostamente infectado, em quarentena. Caso não seja possível, é preciso deixar o paciente isolado e, quando for necessário algum contato, usar sempre equipamentos de proteção individual, como toucas, máscaras, luvas e vestimentas específicas, para poder realizar o tratamento ou simplesmente servir algum alimento.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube