Fechar

logo

Fechar

Casos de feminicídio já se tornam endemia na Paraíba, afirma juiz

Da Redação*. Publicado em 6 de fevereiro de 2020 às 11:10.

O ano de 2019 foi marcado por muitos casos de violência contra a mulher e de feminicídios na Paraíba. Segundo o juiz responsável pela Vara da Violência Doméstica em Campina Grande, Antônio Gonçalves, o feminicídio acontece sempre que a morte da mulher se dá em um contexto de violência contra a mulher ou em um caso de misoginia.

O juiz destacou que existe um estudo antropológico para explicar o grande índice de misoginia existente e citou que o machismo secular e histórico ainda perdura nos dias atuais, em que homens chegam a se irritar até se não encontram o jantar pronto quando chegam em casa.

Ele ainda citou que muitas vezes as situações de violência têm início por motivos banais, e a mulher não identifica que a conduta do agressor é violenta.

– É um tema recorrente. Eu costumo dizer que a violência contra a mulher já se torna uma endemia e nunca é demais falar sobre esse tema para buscarmos uma diminuição significativa disso – enfatizou, em entrevista à Rádio Caturité FM.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

Antônio afirmou que existem alterações que foram feitas na Lei Maria da Penha e isso atrapalhou um pouco a finalidade inicial da lei, que é garantir o protecionismo à mulher para que ela possa conviver no seio da sociedade com dignidade. Também analisou que as penas para os indivíduos que cometem crimes contra a mulher são muito brandas e precisam ser revistas.

– Grandes avanços a Lei Maria da Penha nos trouxe, mas de toda forma as penas ainda são brandas para a gravidade dessa situação no seio familiar – pontuou.

O juiz frisou que haverá um mutirão de audiências no mês de março, dentro da programação do evento Justiça pela Paz em Casa. Ele ainda citou que as mulheres podem denunciar os agressores pelos números 180, 190 ou procurar os Centros de Referência da Mulher existentes na cidade.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube