Fechar

logo

Fechar

UFPB inicia preparativos para comemorar 65 anos de fundação

Da Redação. Publicado em 24 de janeiro de 2020 às 22:01.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deu início à elaboração do calendário comemorativo dos 65 anos de sua criação.

Estão previstas atividades como exposição no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, apresentações da Orquestra Sinfônica da UFPB, publicação de livro alusivo aos 65 anos de fundação, eventos e atividades culturais e científicas.

A Reitora da UFPB, professora Margareth Diniz, criou uma comissão com vista a elaborar a programação dos 65 anos.

A Comissão é composta por cinco membros. Além do presidente professor David Fernandes (CCTA), integram a comissão os professores Julianne Teixeira (Arquivo Central), Iure de Paiva (Agencia de Cooperação Internacional), Marcus Alves (Ascom da UFPB) e Durval Leal Filho (Arquivo Central).

O presidente da comissão, o diretor do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), professor José David Campos Fernandes, disse que pretende, por meio das atividades comemorativas, contar toda a história da UFPB, desde a sua criação, bem como as projeções para o futuro, a partir das políticas de internacionalização, inovação e os grandes projetos institucionais.

“Para isso, será muito importante a participação dos Centros, que irão propor as suas atividades”, acrescentou

A programação contará com uma exposição no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, onde cada Centro terá seu stand.

A proposta é realizar essa atividade pré-Enem, de forma a também poder ajudar os alunos a escolherem as suas habilidades, bem como apresentar à comunidade tudo o que a UFPB produz. “Para as pessoas conhecerem um pouco mais a nossa Universidade, que faz pesquisa de ponta, ensino de qualidade e extensão socialmente responsável”, pontuou David.

A comissão planeja, ainda, realizar sessões comemorativas nas Câmaras Municipais dos municípios em que a Universidade tem campus, na Assembleia Legislativa da Paraíba e ainda no Congresso Nacional.

A UFPB foi fundada em 2 de dezembro de 1955. De acordo com David Fernandes, completar 65 anos é significativo para qualquer grande universidade.

“A UFPB tem uma presença muito forte no nosso Estado, é uma referência nacional na área de educação, no ensino superior, essa data tem que ser bastante comemorada, então estamos agregando todos os Centros para fazer um grande evento acadêmico”, disse.

Ele ainda ressaltou que a UFPB assumiu um protagonismo regional e nacional.

“Nos anos 70, a UFPB era tão impactante que o orçamento dela era maior que o do Governo do Estado”, lembrou o professor David.

A previsão é que, a partir do mês de maio, haja, mensalmente, eventos comemorativos. A Orquestra Sinfônica deverá se apresentar em todos os campi da UFPB, assim como haverá apresentações de grupos e manifestações artísticas da instituição.

O ápice do calendário está previsto para acontecer no mês de dezembro, quando serão homenageadas as pessoas que ajudaram a construir a UFPB.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube