Fechar

logo

Fechar

Feminicídio liderou casos de violência contra a mulher na Paraíba em 2019

Da Redação*. Publicado em 28 de janeiro de 2020 às 9:57.

O feminicídio representou, no ano de 2019, mais de 50% do número de crimes praticados contra mulheres na Paraíba. Isso ocorre quando a vítima é do gênero feminino, tem vínculo afetivo com o agressor, está em condição inferior ao companheiro com relação ao porte físico e quando ele pratica o crime geralmente motivado por ciúmes ou outras causas.

A delegada da Delegacia da Mulher em Campina Grande, Maíra Roberta (foto), durante entrevista à Rádio Campina FM, disse que esses números refletem um comportamento machista que ainda perdura na sociedade e que a violência doméstica está relacionada também à formação educacional do homem, que acredita que a mulher é sua propriedade.

O feminicídio é o último grau dos vários tipos de violência doméstica que podem ser causadas contra a mulher, como a psicológica, moral, sexual e outras.

Foto: reprodução internet

Foto: Reprodução

– Esses números ainda refletem o comportamento machista, porque a violência doméstica não é unicamente uma questão de punição pela lei, pura e simples, mas vem também desde a educação desses homens, nascidos e criados ainda com a ideia de que a mulher é sua propriedade, e isso faz com que ceifem a vida delas, como último grau da violência – disse.

A delegada ressaltou que muitos inquéritos foram instaurados, no ano passado, com casos de violência doméstica, porém o vínculo afetivo entre vítima e agressor faz com que a mulher não denuncie ou retire uma possível queixa formulada anteriormente.

– O feminicídio não ocorre de uma hora para outra. É um crime anunciado e desde o início da relação é possível ver um ciúme exagerado, proibições, e a mulher, muitas vezes, tende a romantizar a relação e se prende a um relacionamento abusivo. É importante que no primeiro caso de violência praticado haja a denúncia – destacou.

Em 2019, dos 70 casos de violência contra mulheres, 38 foram de feminicídio. Homicídio, 32; latrocínio, 2; e lesão corporal seguido de morte, 1.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube