Fechar

logo

Fechar

Especialista dá dicas de como evitar acidentes com crianças durante as férias

Da Redação. Publicado em 12 de janeiro de 2020 às 20:31.

Período de férias escolares deixa a garotada em polvorosa. O descanso, depois de um semestre agitado com provas, atividades, dever de casa, é merecido. Porém, para os pais, esta é uma época em que a criançada dentro de casa significa ainda mais atenção. Em se tratando de férias escolares todo o cuidado é pouco.

É que, como a criança fica mais livre para brincar, tudo o que ela ver pela frente poderá se transformar em um novo brinquedo. E é aí que mora o perigo.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, os acidentes são as principais causas de morte entre crianças e adolescentes de 1 a 14 anos e isso representa 4 mil mortes por ano.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Durante entrevista à Rádio Campina FM, o tenente do Corpo de Bombeiros de Campina Grande, Mário Germano Filho, deu dicas de como os pais podem prevenir que acidentes ocorram quando os filhos estão em casa, mesmo sem ser período de férias.

Ele ressaltou que é preciso muito cuidado com as crianças pequenas para que não puxem cabos de panelas, e, portanto, estas devem estar sempre viradas para o lado de dentro do fogão. Outras dicas são colocar protetores em quinas de móveis e em tomadas, não deixar toalha na mesa, além de colocar grades para isolar os pequenos da cozinha.

– Os maiores cuidados devem ser tomados principalmente na cozinha par evitar queimaduras, cortes e outros. Orientamos que objetos cortantes como tesouras, facas, nunca fiquem ao alcance das crianças e de preferência se coloque traves em armários. O material de limpeza deve ser armazenado em local alto e com travas nas portas. O ideal é que a criança nunca entre sozinha na cozinha – alertou.

Ele ainda disse que é preciso que as faixas etárias dos brinquedos sejam respeitadas, para que não haja facilidade de que objetos pequenos sejam engolidos, causando engasgos.

O especialista ainda alertou para casas que tenham piscinas na área de lazer, mas as dicas também vale para parques aquáticos, praias, clubes e outros.

– O afogamento é a segunda causa de morte de crianças no Brasil. É preciso ter muito cuidado e manter a grade fechada ao redor da piscina. Caso não tenha esse objeto, providenciar uma lona de proteção que suporte o peso delas – contou.

Outras dicas estão relacionadas ao sair com o filho para passear. O bombeiro disse que é sempre importante observar o ambiente quando for atravessar a rua. Em um parque de diversões público, observar se os brinquedos estão em boas condições e sempre usar capacete, joelheira, cotoveleira quando for passear de bicicleta.

Em caso de ocorrência, o Corpo de Bombeiros está alerta para anteder através do 193.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube