Fechar

logo

Fechar

Aesa revela boas expectativas para recarga de açudes monitorados na Paraíba

Da Redação*. Publicado em 28 de janeiro de 2020 às 10:15.

Com o início da quadra chuvosa no Sertão, Alto Sertão, Cariri e Curimataú, muitos reservatórios monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) já tiveram um aporte significativo no volume de água, a exemplo do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que teve 20 milhões de metros cúbicos registrados no mês de janeiro, o Açude Gurjão, que saiu do patamar de 9% de sua capacidade para 50%, Acauã, que pegou 700 mil metros cúbicos de água, entre outros.

As expectativas de chuvas para essas regiões continuam boas. De acordo com o diretor presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, os açudes do Sertão também já começam a ter uma recarga satisfatória.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

– Há previsão de um período chuvoso dentro e acima da média, e a expectativa é que tenhamos um aporte satisfatório. Dos açudes monitorados pela Aesa, temos uma capacidade de armazenamento de 4 bilhões e 28 milhões de metros cúbicos, e a tendência é que elevamos muito esse número – disse.

Para o Porfírio, o mais preocupante para esse início de ano são os açudes do Brejo, como Nova Camará, Canafístula, Vaca Brava, Jandaia e outros, já que a quadra chuvosa desta região se inicia a partir de maio.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube