Fechar

logo

Fechar

Centros de Especialidades Odontológicas realizam mais de 65 mil atendimentos em 2019

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 25 de dezembro de 2019 às 10:36.

Dentro da assistência ofertada em saúde bucal, os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizam à população atendimentos especializados na área de odontologia e estão localizados nos bairros da Torre, Jaguaribe, Cristo e Mangabeira. Em 2019, de janeiro a outubro, os serviços realizaram 65.670 atendimentos.

Nos CEOs são ofertados serviços de odontopediatria, cirurgia bucomaxilofacial, endodontia, dentística, radiologia, periodontia, estomatologia, serviços de diagnóstico bucal, realização de biópsias e prótese dentária, além do atendimento especializado a pacientes com necessidades especiais na unidade da Torre.

O CEO Torre, que oferta assistência 24h, realizou 36.518 atendimentos. No Centro localizado em Jaguaribe foram realizados 18.835, no do Cristo, 7.141 e no de Mangabeira foram 3.176 atendimentos. Dos serviços prestados, os mais procurados neste ano foram os de endodontia, odontopediatria, realização de raio-x e periodontia.

Para ter acesso aos serviços de saúde bucal da rede municipal de saúde, os usuários devem procurar as unidades de saúde da família (USF). No local, os dentistas examinam clinicamente o usuário e, em caso de detecção de alguma anormalidade, eles são encaminhados para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

Em caso de urgência, o usuário pode procurar diretamente o serviço especializado.

“Nos Centros, dispomos de especialistas que darão seguimento ao diagnóstico e tratamento das diversas patologias e neoplasias, inclusive, encaminhando os pacientes para outros serviços conveniados com a rede municipal”, explica o coordenador dos CEOs, Gerfran Lacerda.

Tânia dos Santos levou a filha Júlia para atendimento no CEO Torre depois de encaminhada pela dentista de sua unidade de saúde de referência.

“Minha filha está com problema no nascimento de alguns dentes e a dentista da unidade pediu que fizéssemos um raio-x para ela avaliar melhor a situação e nos mandou para cá. Fiquei feliz em saber que temos esse serviço pelo SUS e ainda fomos muito bem atendidos. O resultado saiu praticamente na hora”, contou a dona de casa.

Rede de Saúde Bucal – Atualmente, a rede de Saúde Bucal conta com aproximadamente 220 dentistas e auxiliares de saúde bucal, que realizam atendimentos de periodontia (tratamento da gengiva), endodontia (tratamento de canal) cirurgia oral menor, estomatologia/patologia bucal (para diagnosticar lesões malignas), radiologia e prótese total removível, entre outros.

Nas unidades de saúde da família (USF), espalhadas por todo o município, são ofertadas consultas, restaurações, extrações dentárias, remoção de tártaro, dentre outros serviços.

Os cuidados com a saúde bucal também são disponibilizados nos quatro hospitais da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que contam com dentistas nas unidades de terapia intensiva (UTI), para o cuidado da saúde bucal dos pacientes internados, a fim de controlar infecções orais que possam repercutir na saúde geral.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube