Fechar

logo

Fechar

PMJP lança edital para desenvolvimento de projetos audiovisuais

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 3 de novembro de 2019 às 8:00.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultual (Funjope), lançou o Edital Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais – W. R. Lab.  Este vai selecionar três projetos de longa-metragem para receber consultoria de profissionais renomados do audiovisual durante seis meses, período no qual também receberão uma bolsa mensal de R$ 800,00 (oitocentos reais).

O edital tem como objetivo desenvolver roteiros para longas-metragens do gênero de ficção, abordando aspectos da narrativa cinematográfica (estrutura dramática, trama e subtrama, criação de personagens e formatação de roteiros, além de outras etapas que tangenciam a criação de histórias para o cinema).

“O audiovisual da Paraíba e, particularmente, da Capital, vem ganhando destaque em âmbitos nacional e internacional, através do investimento progressivo das ações de fomento da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Funjope. Para dar um passo além, esse projeto vem preencher a lacuna de formação e capacitação de roteiristas e produtores, tendo em vista a melhoria no desenvolvimento dos projetos de obras ficcionais de longa-metragem”, disse Paulo Roberto, chefe de Divisão de Audiovisual da Funjope.

Durante o período de desenvolvimento do roteiro também serão desenvolvidos os projetos de comercialização, que compreenderão: apresentação, argumento, plano de financiamento, orçamento geral e objetivos de distribuição. Serão selecionados até três projetos de desenvolvimento de roteiros, provenientes da região metropolitana da Grande João Pessoa.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

Paulo Roberto também destacou a importância do investimento nessa capacitação.

“O roteiro cinematográfico representa o momento em que o filme, enquanto projeto, se estrutura como ideia em uma obra textual. O bom desenvolvimento do roteiro, portanto, é determinante para que o filme se concretize em toda a sua potência criativa, traduzindo em sons e imagens a sua expressão artística e cultural. Assim, é fundamental investir em recursos humanos e financeiros para que a obra audiovisual seja executada com sucesso nas suas próximas etapas”, ressaltou.

Podem participar do processo seletivo pessoas físicas, na condição de artistas proponentes ou artistas colaboradores (as), com residência comprovada na região metropolitana de João Pessoa de no mínimo dois anos e idade mínima de 18 anos.

Os artistas nascidos na região metropolitana da Capital, mas que não residiam na região no período mínimo de dois anos, precisam comprovar a ausência por motivo de pesquisa, estudos e desenvolvimento de projeto artístico, como mestrado, doutorado ou contrato temporário.

Inscrições – As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente, na Funjope (Rua Duque de Caxias, 352 – Centro), das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou por Sedex, postado até o último dia de inscrição. No caso de inscrição via Correios, Sedex, o (a) proponente deve encaminhar sua inscrição para a sede da Funjope.

Edital – A íntegra do Edital de Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais – W. R. Lab e os anexos podem ser baixados no Portal da Transparência através do link https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/editais?id=206, clicando depois em “Arquivos”.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube