Fechar

logo

Fechar

Hospital Universitário de Campina Grande promove ação no Dia Mundial do Diabetes

Ascom. Publicado em 11 de novembro de 2019 às 15:20.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Na próxima quinta-feira (14), Dia Mundial do Diabetes, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh, vai realizar uma ação em alusão à campanha Novembro Diabetes Azul.

Quem chegar ao HUAC vai encontrar uma tenda montada na entrada do Centro de Assistência Especializada de Saúde e Ensino (Caese), ofertando diversos serviços.

A ação foi pensada com a finalidade de alertar a sociedade sobre a doença. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o diabetes é o terceiro maior fator de risco para o coração e controlar a doença reduz em 20% a possibilidade de um infarto ou AVC.

Das 7h30 às 11h, usuários do hospital e familiares vão contar com os seguintes serviços: verificação de glicemia capilar, verificação de pressão arterial, exame dos pés diabéticos, orientações nutricionais e pesagem. Serão atendidas 250 pessoas durante a ação.

O evento tem a coordenação da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), da Gerência de Atenção à Saúde (GAS), e a participação dos médicos do ambulatório de endocrinologia, residentes e alunos, além dos setores de Serviço Social, de Nutrição e de Enfermagem.

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) traz para a campanha deste ano o seguinte tema: Diabetes: Proteja sua Família

“O diabetes é uma doença endócrina caracterizada pela má absorção ou secreção da insulina pelo pâncreas. Com isso, acontece um desajuste e aumento dos níveis de glicose”, explicou a endocrinologista Alana Abrantes, Gerente de Ensino e Pesquisa do HUAC.

SINTOMAS

· Fome frequente;

· Sede constante;

· Vontade de urinar diversas vezes ao dia;

· Perda de peso;

· Fraqueza;

· Fadiga;

· Mudanças de humor;

· Náusea e vômito.

· Formigamento nos pés e mãos;

· Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;

· Feridas que demoram para cicatrizar;

· Visão embaçada.

PREVENÇÃO

· Comer diariamente verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas.

· Reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras.

· Parar de fumar.

· Praticar exercícios físicos regularmente, (pelo menos 30 minutos todos os dias).

· Manter o peso controlado.

Sobre a ebserh – Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Rede Hospitalar Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube