Fechar

logo

Fechar

Estudo sobre esporotricose realizado pela SMS é destaque na Global Scientific

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 2 de novembro de 2019 às 13:59.

Uma experiência de investigação epidemiológica realizada junto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi apresentada na TEPHINET Global Scientific Conference, que acontece em Atlanta, nos Estados Unidos. O trabalho, apresentado nesta segunda-feira (28), teve como campo prático a realidade epidemiológica em João Pessoa para a esporotricose.

Intitulado ‘Epidemiological Characteristics of Human Sporotrichosis in João Pessoa’, o trabalho consiste na investigação epidemiológica da ocorrência da esporotricose em João Pessoa. O estudo construiu um processo de vigilância contínuo para a doença, até então inexistente no município e na Paraíba.

A experiência representa o Brasil no evento internacional, que acontece anualmente com o apoio do Center for Disease Control and Prevention/USA (CDC) e a Organização Mundial de Saúde (OMS)

“O Ministério da Saúde, por meio do programa de Epidemiologia de Campo, o EPISUS, selecionou 10 trabalhos escritos em todo o Brasil e submeteu a comissão científica do TEPHINET Global Scientific Conference.

Foto: reprodução

Foto: reprodução

Em todo o mundo, foram selecionados seis trabalhos pra categoria frontline e o nosso foi o único trabalho aprovado no Brasil para ser apresentado na conferência”, explica Danielle Porto, autora do projeto e coordenadora de Doenças Transmissíveis da SMS.

THEPHINET – É uma rede global de programas de treinamento em epidemiologia de campo cuja visão é desenvolver a proteção à saúde global através do trabalho capaz de detectar e responder às ameaças a saúde. Esta é a 10ª edição do evento, que acontece entre os dias 28 de outubro e 1° de novembro.

“Ter o trabalho reconhecido internacionalmente pela maior referência em epidemiologia do mundo é algo que nos deixa muito felizes por toda uma sistematização de vigilância que foi desenhada, e acredito que conhecer experiências similares pelo resto do mundo e poder mostrar o trabalho que realizamos já é um grande prêmio”, ressalta Danielle Porto.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube