Fechar

logo

Fechar

Aesa acredita que águas do São Francisco só chegam em Boqueirão em 2020

Da Redação. Publicado em 27 de novembro de 2019 às 19:50.

As águas da Transposição do Rio São Francisco devem chegar ao açude Epitácio Pessoa ainda na primeira quinzena de Janeiro de 2020.

Em entrevista veiculada pela rádio Campina FM, o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Porfírio Loureiro, falou sobre a expectativa de chegada das águas que chegaram em Monteiro, no Cariri paraibano, na última semana.

– As águas estão se encaminhando para o açude de Poções, e devem chegar lá ainda nesta quarta-feira, ou no máximo até amanhã. A expectativa é que com de seis a dez dias, o açude atinja a cota esperado para que possamos liberar a tomada de fundo nova do São Francisco – explicou.

De acordo com o presidente, o açude de Poções está com 2,5% da capacidade máxima, e após a cota atingida serão cerca 35 dias, caso a vazão liberada se mantenha como está, para que a água chegue até o açude de Boqueirão.

– Estamos tomando por base uma vazão de 3,5 metros cúbicos após passar em Poções a gente vai ter um prazo de pouco mais de um mês até chegarmos em Boqueirão – explicou.

Ainda segundo Porfírio, após a chegada das Águas em Monteiro, tudo está correndo dentro da normalidade, e todas as barragens e açudes do percurso estão sendo beneficiadas.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube