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Veja dicas para controlar a ansiedade pré-Enem

Da Redação*. Publicado em 7 de outubro de 2019 às 12:22.

Todos os anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), acaba mexendo bastante com a rotina daqueles que irão fazer a prova. Os jovens, principalmente, chegam a desenvolver transtornos de ordem psicológica, como a ansiedade.

Na manhã desta segunda-feira, 7, a psicóloga Luciana Melo, em entrevista à rádio Panorâmica FM, falou sobre como trabalhar a ansiedade diante de decisões importantes.

A psicóloga começou explicando que a ansiedade é uma emoção que faz parte de todos os seres humanos: “Ela existe e faz parte da nossa vida, do nosso cotidiano”.

Marcos Santos/USP Imagens

Foto: Reprodução

Luciana explicou que existem formas para não deixar a ansiedade tornar-se doentia.

– A ansiedade não pode interferir no nosso dia a dia, não pode atrapalhar os nossos afazeres, estudos, comportamentos, convívio com familiares, amigos e colegas de trabalho – explicou.

Em relação ao Enem, a psicóloga afirmou que os jovens e adultos que irão prestar o exame passam pela situação complicada da “pressão”.

– A pressão pode ser familiar ou também pessoal, da própria pessoa. Porém, temos que ter em mente que a ansiedade existe, e você não pode se cobrar por isso. É necessário que se comece a trabalhar os pensamentos, evitando pensar na concorrência, por exemplo – disse.

Ainda segundo Luciana, práticas como alimentar-se bem e ter boas noites de sono podem ajudar bastante no combate à ansiedade.

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