Fechar

logo

Fechar

Receita envia notificações sobre inconsistências nas declarações do Imposto de Renda

Da Redação. Publicado em 26 de outubro de 2019 às 8:18.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A Receita Federal deu início ao envio das notificações aos contribuintes que apresentam possíveis inconsistências nas declarações do imposto de renda do ano 2019 – exercício 2018.

As notificações devem servir de alerta para que os contribuintes verifiquem o processamento de suas declarações, e não são autuações, mas, podem chegar a ser, caso não haja regularização.

Em entrevista à rádio Campina FM, o professor e contador, Sidney Toledo, falou sobre a situação, e explicou que a cobrança por parte da receita é uma oportunidade para que as pessoas retifiquem suas pendências.

– O procedimento que está sendo realizado pela Receita Federal, apesar de ser uma cobrança, é um procedimento mais tranquilo. Ele dá a oportunidade para que as pessoas que têm essas pendências a corrijam antes que a penalidade seja outra – explicou.

De acordo com o professor, caso não haja regularização, as inconsistências podem resultar em perda de valores nas restituições. Para solucionar o problema, o contribuinte deve se dirigir as sedes da receita.

– O não atendimento da notificação, ou seja, o recolhimento sem a apresentação de uma justificativa, vai resultar em uma multa mínima de 75% do valor corrigido, mais correção monetária e multa por infração, podendo até triplicar o valor inicial – informou

As dúvidas dos contribuintes podem ser sanadas através do site da receita federal: receita.economia.gov.br/.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube