Fechar

logo

Fechar

Pesquisa do Sebrae elenca principais dificuldades de micro e pequenas empresas da PB

Ascom. Publicado em 17 de outubro de 2019 às 15:54.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Administrar o dia a dia de um pequeno negócio é uma tarefa que demanda dedicação e conhecimentos múltiplos em diferentes áreas, indo desde a gestão financeira e de pessoal até as ações relacionadas ao marketing.

Nessa rotina, muitas são as dificuldades que surgem entre os empreendedores, sendo as principais delas, conforme pesquisa realizada pelo Sebrae, conquistar clientes e aumentar as vendas.

Segundo a pesquisa, que ouviu 313 empreendedores donos de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) na Paraíba, 24% dos entrevistados citaram essas duas dificuldades na rotina do negócio, seguidos por 15% que mencionaram a carga tributária elevada como o principal obstáculo no dia a dia da empresa.

Também foram citados pelos entrevistados as seguintes dificuldades: competir com concorrentes (8%), inadimplência (6%) e mão de obra e funcionários (5%).

“Em um mercado extremamente competitivo, conquistar novos clientes é uma dificuldade já conhecida entre as micro e pequenas empresas. Para superar isso, é necessário que os pequenos negócios inovem e tratem os consumidores como indivíduos, reconhecendo as nuances específicas de quais ofertas e recompensas serão disponibilizadas e através de quais canais de comunicação os clientes estarão mais envolvidos”, explicou a gerente de Estratégia do Sebrae Paraíba, Ivani Costa.

Ainda falando sobre a dificuldade dos empreendedores com a conquista de clientes, Ivani Costa pontuou que a existência de um relacionamento frequente com o consumidor é fundamental para qualquer negócio.

“Os dados do cliente são primordiais para criar relacionamentos de longo prazo. Ter ferramentas eficazes para coletar e analisar esses dados é um diferencial para os pequenos negócios que visam superar essa dificuldade”, acrescentou.

Além das principais dificuldades encontradas pelos empreendedores no dia a dia das empresas, a pesquisa realizada pelo Sebrae também indica as áreas em que os empresários mais sentem necessidade de realizar capacitações no momento. O principal tema, citado por 56% dos entrevistados, foi “controles financeiros”.

Em seguida, aparecem os temas “atendimento ao cliente” (50%), “uso de redes sociais” (49%), “propaganda/ marketing” (48%), “melhoria da qualidade do produto ou serviço” (47%) e “orientação para crédito ou financiamento” (45%).

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube