Fechar

logo

Fechar

Novos aplicativos permitem acesso a processos judiciais na Paraíba via celular

Da Redação com Ascom. Publicado em 16 de outubro de 2019 às 20:21.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

O Tribunal de Justiça da Paraíba, através da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), lançou, nesta quarta-feira (16), novos aplicativos de consulta processual para dispositivos móveis, disponibilizados, oficialmente, na última semana. Além da atualização do software para Android, foi disponibilizado na App Store um outro para iOs.

O gerente de Sistemas da Ditec, Marcelo Perin Borba, esclareceu que o principal recurso incorporado aos aplicativos foi a unificação de dados do PJe (Processo Judicial eletrônico) de 1º e 2º graus, sendo possível, agora, consultar e acompanhar os processos em tramitação nesse sistema.

“Com a unificação da consulta em todas as bases processuais, conseguimos melhorar a precisão na pesquisa por nome de parte, bem como obter uma redução significativa no tempo de resposta das consultas”, disse.

Jose Neto
O diretor de Tecnologia da Informação, José Teixeira de Carvalho Neto, informou que, além do lançamento dos novos aplicativos, foi disponibilizada, em fase experimental no site do TJPB, a consulta processual integrada web, que pode ser acessada por meio do menu Consulta Processual ou através do endereço https://app.tjpb.jus.br/consulta-processual/.

“A nova versão da consulta processual web, além de incorporar os dados do PJe, apresenta maior agilidade e facilidade de uso, especialmente para os usuários leigos, que desconhecem se o processo é de 1º Grau, Juizado Especial ou 2º Grau”, ressaltou o diretor.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Presidente Márcio Murilo

De acordo com o presidente do TJPB, Márcio Murilo da Cunha Ramos, a nova tecnologia permitirá que as partes, em qualquer lugar do mundo, possam, via celular, ter acesso aos processos. “É uma maneira de dizer que os fóruns da Paraíba estão se virtualizando. É uma grande vantagem que vai otimizar a qualidade do serviço e poupar o tempo do jurisdicionado”, afirmou.

Para o juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Meales Melo, o objetivo da iniciativa é melhorar os serviços de informação aos advogados e jurisdicionados. “Isso diminuirá a necessidade de comparecimento presencial nas unidades judiciárias”, complementou.

Números – Segundo o monitoramento da Gerência de Sistemas, desde o dia 3 de outubro, quando foram pré-disponibilizados, cerca de 1.850 novos usuários passaram a utilizar o aplicativo Android, alcançando a marca de 11.150 usuários ativos. No novo aplicativo para iOs, 280 usuários já realizaram a instalação. Diariamente, são realizadas cerca de 1.600 consultas, segundo os dados consolidados das duas plataformas.

Futuras melhorias – O diretor José Teixeira Neto informou, ainda, que alguns ajustes, especialmente no tocante aos processos criminais, já estão sendo implementados após os primeiros feedbacks dos usuários, e serão sucessivamente disponibilizados. “Até o final deste mês, há expectativa de uma nova atualização permitir a visualização e o download dos documentos (despachos, decisões e sentenças) dos processos, diretamente no aplicativo”, adiantou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube