Quantcast

Fechar

logo

Fechar

Defesa Civil detalha operação carro-pipa em Campina Grande

Da Redação. Publicado em 8 de outubro de 2019 às 21:32.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

Em entrevista concedida a Rádio Correio FM, o coordenador da Defesa Civil de Campina Grande, Ruiter Sansão, comentou a operação Carro-pipa, destacando que ela continua ativa e faz o abastecimento de água da população desde o ano de 2012 em razão da seca.

De acordo com Ruiter, um decreto de situação de emergência é renovado a cada 180 dias pelo poder executivo estadual e reconhecido pela União. A ação é executada pelo exército brasileiro e coordenada pela Defesa Civil, e, além de Campina Grande, atende outros municípios paraibanos.

Ele lembrou também que o atendimento não foi suspenso por causa das poucas chuvas caídas na região. Ruiter também alertou que cabe a Defesa Civil de cada município cadastrar as cisternas coletivas que precisam do abastecimento alternativo.

“É obrigação de cada município através das defesas civis realizar a cada mês a coleta e análise da potabilidade daquela água, alguns municípios recebem a água já tratada através daquelas caixas d’água da Cagepa, estações de tratamento da água também”, explicou.

No entanto, segundo o coordenador, existe a orientação que mesmo havendo a análise, a coleta e a garantia de potabilidade, é necessário que o beneficiário ferva a água antes de consumi-la, para garantir a segurança e evitar maiores problemas.

“Existe a necessidade também que o agente comunitário de saúde que atua na zona rural acompanhe todo esse trabalho, se articule junto com a defesa civil para que possa garantir o abastecimento de uma água em condições de consumo humano”, completou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube