Quantcast

Fechar

logo

Fechar

Vão começar os testes com o táxi sem motorista

Folhapress. Publicado em 5 de setembro de 2019 às 8:42.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

RAFAEL BALAGO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A cidade de Xangai, na China, autorizou na semana passada a operação de um serviço de carros sob demanda sem motorista.

Apelidado de robô-táxi, o serviço será oferecido pela empresa Didi Chuxing e terá 30 modelos diferentes de automóveis. Os veículos rodarão no distrito de Jiading, área de 1,5 milhão de pessoas no subúrbio de Xangai.

Os carros terão nível 4 de autonomia, em uma escala que vai até 5. Nele, o veículo é capaz de guiar a si mesmo de maneira completa, mas o motorista pode assumir o controle se quiser. No padrão 5, não há pedais nem volante.

O anúncio foi feito na sexta (30). O serviço deve começar a operar nos próximos meses, e terá viagens gratuitas. Em alguns casos, haverá um motorista a bordo, para monitorar a direção.

A empresa espera levar seus robô-táxis a Pequim e a Shenzen até o ano que vem, e para outros países em 2021, segundo Zhang Bo, chefe de tecnologia da Didi, citado pela agência Reuters.

A companhia, que é dona da empresa brasileira 99, fez uma parceria com a Toyota para trabalhar na criação de novos serviços de mobilidade e no desenvolvimento de carros autônomos.

Várias empresas de tecnologia e montadoras trabalham para lançar serviços com carros autônomos. Em dezembro, a Waymo, ligada ao Google, começou a levar passageiros em robô-táxis em algumas áreas de quatro zonas metropolitanas dos EUA.

No entanto, em julho, a GM adiou o lançamento de robô-táxis em San Francisco, que havia sido anunciado para este ano.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube