Quantcast

Fechar

logo

Fechar

Seminário ensina donos de pequenos negócios a venderem produtos ao poder público

Da Redação com Ascom. Publicado em 10 de setembro de 2019 às 19:29.

Foto: Ascom

Dos 223 municípios paraibanos, 78 já têm o poder de compra implementado, ou seja, 34,9% do total utilizam os conhecimentos adquiridos por meio do Seminário de Compras Governamentais para beneficiar os pequenos negócios locais.

A capacitação, promovida pelo Sebrae Paraíba em parceria com as prefeituras municipais, tem o propósito de difundir o conhecimento acerca dos processos e legislações de compras realizadas por órgãos públicos, seja para entes dos governos, seja para empreendedores e produtores.

Um dos focos do seminário é a abordagem dos aspectos práticos da Lei Complementar nº 123/2006, que estabelece normais gerais relativas ao tratamento diferenciado a ser dispensado às micro e pequenas empresas no âmbito do poder público.

De acordo com o analista técnico do Sebrae Paraíba, Jucieux Palmeira, a norma disciplina o acesso ao mercado das compras públicas pelas micro e pequenas empresas, garantindo um processo simplificado.

“Tanto empreendedores quanto produtores e entes públicos aprendem no seminário a importância do processo licitatório como instrumento de desenvolvimento local do município. Além disso, também aprendem sobre análise de riscos e benefícios da lei”, salientou o gestor, acrescentando que os participantes têm acesso, ainda, à preparação para participar da licitação e do pregão presencial.

Entendendo a capacitação como uma ação fundamental às políticas públicas, o Sebrae Paraíba vai promover, no dia 19 deste mês, o Seminário de Compras Governamentais durante a ExpoFeira Paraíba Agronegócios, que será realizada de 15 a 22 deste mês, em parceria com a Faepa/Senar e o Governo do Estado, no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo.

“Vamos mostrar a importância de se buscar o desenvolvimento sustentável do município, com a identificação e valorização dos agricultores, MEIs e donos de pequenos negócios locais. É fundamental saber lidar com governos para que os empreendedores tenham sucesso”, destacou Jucieux Palmeira.

O seminário será promovido das 8h às 12h, no estande do Sebrae na ExpoFeira. Outro ponto abordado será o aplicativo Comprasnet Mobile, lançado este ano pelo governo federal e que, além de modernizar os sistemas de compras governamentais, facilita o acesso dos donos de pequenos negócios às participações dos processos de compras junto aos entes públicos. Ao final da capacitação, é realizado um almoço de confraternização.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube