Quantcast

Fechar

logo

Fechar

Presidente da Aesa revela previsão para conclusão das obras da transposição

Da Redação. Publicado em 18 de setembro de 2019 às 13:14.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

Em entrevista nesta quarta-feira, 18, o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Porfírio Loureiro, falou sobre os problemas no canal do Eixo Leste, que têm dificultado a chegada das águas da transposição do Rio São Francisco na cidade de Monteiro, Cariri do Estado.

– A última reunião que tivemos foi no último dia 05, e foi informado que o problema na barragem de Cacimba Nova teve, mais uma vez, uma percolação acima do permitido em projeto – explicou.

De acordo com Porfírio, está sendo realizada mais uma sondagem para que se constate exatamente qual problema aconteceu, e que gerou o atraso.

– O único que existe no Eixo Leste é justamente na barragem de Cacimba Nova, no município de Custódia. Após a resolução desse problema, as águas voltarão a ser bombeadas para Monteiro – disse.

Segundo o presidente, a Aesa espera que o problema seja resolvido até o final deste ano, para que no início de Janeiro de 2020 já se tenha condições de liberar as águas de Monteiro, recarregar o Rio Paraíba e o curso da água seguir para as demais barragens e açudes.

– Depois do problema resolvido, as águas seguirão para os açudes de Poções, para o de Camalaú e, claro, para Boqueirão – confirmou.

Quando questionado sobre a chegada da água no Eixo Norte, o presidente da Aesa afirmou que a previsão independe da conclusão da obra.

– A previsão é que essas águas cheguem na Paraíba em dezembro de 2020. Pois, primeiramente, todos os reservatórios devem ser enchidos. A obra física será entregue até o primeiro semestre de 2020, mas as barragens devem estar cheias até dezembro – contou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube