Quantcast

Fechar

logo

Fechar

Prefeito de Campina prestigia desfile cívico-militar em homenagem à Independência

Da Redação com Codecom/CG. Publicado em 7 de setembro de 2019 às 13:18.

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, prestigiou na manhã deste sábado (7) o desfile cívico-militar em comemoração à Independência do Brasil. A tradicional manifestação cívica, ponto alto da programação da Semana da Pátria, reuniu mais de seis mil pessoas integrantes de 58 instituições civis, militares, religiosas e escolares, que se apresentaram na avenida Floriano Peixoto, centro de Campina Grande. Das instituições participantes, estiveram presentes 21 escolas da rede municipal de ensino.

Foto: Codecom/CG

Realizado pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Educação, o desfile abordou o tema “Cidadania e Sustentabilidade”, parte do projeto pedagógico do Sistema Municipal de Ensino, enaltecendo o direito à cidadania e a importância das práticas de sustentabilidade para o meio ambiente.

O prefeito Romero Rodrigues destacou que com muito entusiasmo a população de Campina Grande participou do desfile, lembrando ser a data também de muita importância como momento de homenagem à Pátria e de reflexão sobre o sentimento de amor ao Brasil. “De fato, aqui temos momentos de estímulo ao patriotismo para todos os segmentos sociais, especialmente em relação às crianças”, acrescentou.

Por sua vez, o secretário municipal de Educação, Rodolfo Gaudêncio, afirmou que esta comemoração é de “notável relevância para a cidadania e para o despertamento do sentimento de patriotismo no seio da sociedade campinense”. Em sua visão, o governo municipal tomou mais uma vez esta iniciativa objetivando a preservação e a valorização dos valores cívicos. Sobre o tema do desfile, garantiu que “ele proporciona à comunidade uma mensagem de resgate de conceitos fundamentais para o exercício da cidadania”.

Foto: Codecom/CG

Foto: Codecom/CG

As atividades foram iniciadas, por volta das 7h30min, na Praça da Bandeira, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Paraíba e de Campina Grande, em ato procedido respectivamente pelo comandante do Trigésimo Primeiro Batalhão de Infantaria Motorizado, Adriano Araújo Bezerra; vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano e prefeito Romero Rodrigues.

Coube à Filarmônica Epitácio Pessoa executar os hinos Nacional, da Independência e de Campina Grande. Em seguida, ocorreu a revista às tropas no trecho da avenida Floriano Peixoto entre o viaduto e o Teatro Municipal Severino Cabral, por onde também passaram as instituições programadas para este 7 de setembro.

Após a revista, aconteceu o desfile, que arrancou aplausos dos campinenses que prestigiaram as comemorações patrióticas. Quem primeiro desfilou foi a Filarmônica Epitácio Pessoa, vindo em seguida à Escola Municipal Vitória Uchôa e diversas outras instituições, a exemplo da APAE, Exército, Corpo de Bombeiros, Política Militar, STTP, escoteiros e demais entidades civis e militares. Todas receberam troféus de participação, entregues pelas autoridades.

Foto: Codecom/CG

Além de enaltecerem os valores patrióticos, as entidades prestaram diversas homenagens a personalidades marcantes da vida campinense, a exemplo da ex-presidente da APAE, Margarida Maria Rocha (foto); ao saudoso artista Jackson do Pandeiro, cujo centenário de nascimento é comemorado em 2019; os clubes de futebol da cidade (Treze e Campinense). Também houve o desfile da miss mirim de Campina Grande, Emily Raiane da Farias Cruz, de sete anos, e outros atrativos que marcaram a programação cívica do 7 de setembro em Campina Grande.

Durante as comemorações, o prefeito Romero Rodrigues contou em sua companhia com vários auxiliares do governo municipal, a exemplo dos secretários Rodolfo Gaudêncio (Educação), Teles Albuquerque (Juventude, Esporte e Lazer) e Geraldo Nobre (Sesuma); presidente do IPSEM, Antônio Hemano; vereadores, entre outras autoridades municipais.

Desfiles nos Distritos

Além do desfile no centro de Campina Grande, também serão realizados desfiles cívicos-militares nos distritos de Galante e São José da Mata, mantendo a tradição de descentralizar as comemorações do 7 de Setembro desde 2013.
Em Galante, o desfile vai acontecer na tarde deste sábado (7), a partir das 14h, com a participação de 24 entidades, representadas por um público de, aproximadamente, 2,5 mil pessoas.

Já em São José da Mata, o desfile vai acontecer na tarde do domingo (8), a partir das 14h, com a apresentação de 28 entidades reunindo, no desfile, cerca de 3 mil pessoas.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube