Quantcast

Fechar

logo

Fechar

PMJP inicia programação ‘Setembro Verde’ para alertar sobre câncer de intestino

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 15 de setembro de 2019 às 11:36.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início sexta-feira (13) às atividades alusivas à campanha educativa do Setembro Verde para alertar sobre o câncer de intestino. A abertura oficial aconteceu no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) e contou com a participação da equipe de Coloproctologia do hospital e do secretário de saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio.

“Precisamos conscientizar a população sobre os riscos do câncer de intestino, que infelizmente têm crescido, e a necessidade de prevenção desta doença, mas também destacamos que a rede municipal de saúde oferta uma assistência com serviços especializados para o cuidado dos pacientes acometidos pela doença, inclusive no Hospital Santa Isabel, que possui uma equipe completa de coloproctologistas”, comenta Adalberto Fulgêncio.

Na rede municipal de saúde, a campanha Setembro Verde é de caráter educativo populacional e busca alertar a população e conscientizar sobre a necessidade de prevenção do câncer colorretal ou de intestino, doença que tem se tornado cada vez mais incidente nos brasileiros, sendo o terceiro tipo de câncer mais frequente em homens, após próstata e pulmão, e o segundo entre as mulheres, após o câncer de mama e excluindo o de pele.

“O Hospital Santa Isabel aderiu ao Setembro Verde para alertar a população não apenas para prevenção, mas sobre a importância do diagnóstico adequado e sobre os tratamentos necessários. É preciso mobilizar a população em prol da saúde intestinal, qualidade de vida e longevidade”, comenta a diretora-geral do HMSI, Dorinha Macedo.

Na rede municipal de saúde, os pacientes diagnosticados com o câncer de intestino e que tiveram necessidade de colocação de bolsa de colostomia recebem assistência completa junto ao ambulatório de ostomizados, localizado no Centro de Reabilitação e Cuidado da Pessoa com Deficiência, na Policlínica Municipal de Jaguaribe. Além disso, os ostomizados que necessitam de fechar colostomia são atendidos no Hospital Municipal Santa Isabel.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

“No Santa Isabel, o usuário é atendido pelo especialista em coloproctologia e, tendo indicação cirúrgica, serão iniciados os exames pré-operatórios, como exames laboratoriais, risco cirúrgico e consulta pré-anestésica, além do agendamento do procedimento”, explica a diretora do hospital, Dorinha Macedo.

Para ser atendido no Ambulatório, a demanda é espontânea, mas para atendimento no HMSI, é necessário que o paciente seja encaminhado por outros serviços como as Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou outros hospitais.

A programação do Setembro Verde conta com palestras voltadas aos usuários da rede SUS e aos funcionários e colaboradores da rede municipal de saúde sobre prevenção e rastreamento do câncer colorretal, ministradas pelos médicos preceptores e residentes do serviço de coloproctologia do HMSI e médicos residentes do Programa de Saúde da Família da SMS.

Confira a programação:

18/09 –16h, no ambulatório de coloproctologia do HMSI – Palestra sobre prevenção e rastreamento do Câncer Colorretal para usuário da rede SUS

23/09 – 11h, Espaço Florescer do HMSI – Palestra sobre prevenção e rastreamento do Câncer Colorretal voltada aos funcionários e colaboradores da rede municipal de saúde

25/09- 16h, no ambulatório de coloproctologia do HMSI – Palestra sobre prevenção e rastreamento do Câncer Colorretal para usuários da rede SUS

27/09 – 11h, na Policlínica Municipal de Jaguaribe – Palestra sobre prevenção e rastreamento do Câncer Colorretal e encontro com usuários do Centro de Ostomizados da Paraíba

28/09 – 9h, no Conselho Regional de Medicina – Encontro médico sobre prevenção e rastreamento do Câncer Colorretal com a presença do Presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia Dr. Sidney Nadal

29/09 – 7h, concentração e saída no Busto de Tamandaré  Caminhada de conscientização sobre o Câncer Colorretal

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube