Fechar

logo

Fechar

Estudante desenvolve aplicativo que permite visualizar localização de ambulâncias

Da Redação. Publicado em 28 de setembro de 2019 às 7:53.

Foto: arquivo

Diante de emergências médicas que podem levar pessoas à morte, um estudante de mestrado da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Luciano Oliveira, desenvolveu um aplicativo que permite visualizar a localização de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(Samu) e os leitos disponíveis em hospitais de Campina Grande.

A ideia, que surgiu após o término de sua especialização, foi submetida a um programa de mestrado da UEPB.

– Inicialmente, eu enxergava essa dificuldade nos serviços de urgência. Após terminar a graduação no desenvolvimento de sistema e finalizar minha especialização em gestão de tecnologia da informação, me veio a vontade de fazer algo em relação a esta dor que sentia no serviço de urgência. Submeti essa ideia para o programa de mestrado do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde- disse Luciano.

Durante entrevista concedida a uma emissora de rádio local, Luciano explicou que o aplicativo permite que uma pessoa que necessite do serviço de urgência possa enviar suas informações para o SAMU.

– O cidadão irá baixar wep, irá realizar seu cadastro prévio e ao necessitar de serviço abrir o aplicativo. Ele irá clicar em um botão pânico centralizado na tela e aparecerão algumas categorias que se enquadram no seu estado atual, por exemplo, um acidente de carro, uma fratura e parto. Após isso, o aplicativo vai disparar uma solicitação para a Central de Regulação já com suas informações. A Central irá localizar, avaliar a solicitação e enviar o transporte. O cidadão poderá acompanhar a localização da ambulância em tempo real- disse.

Por fim, ele destacou que a ficha com as informações do paciente será enviada pelo Samu, antes de sua chegada, para a unidade hospitalar que será internado.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube