Quantcast

Fechar

logo

Fechar

Deputado explica como vai funcionar o programa Médicos pelo Brasil

Da Redação. Publicado em 23 de setembro de 2019 às 22:56.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB-PB), que é presidente da Comissão Especial Mista dos deputados e senadores que avaliam a medida provisória que estabelece o programa Médicos pelo Brasil, destacou que o atual programa do governo federal exige o diploma dos profissionais.

Durante entrevista concedida a uma emissora de rádio local, Ruy destacou que foi aberta uma exceção no programa para dois mil médicos cubanos que ficaram no país para realizarem o revalida, que é um exame que tem como objetivo reconhecer os diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem trabalhar no Brasil.

– Temos dois pontos importantes que ficaram resolvidos no relatório. O primeiro é a questão do Revalida, que é aquela prova que revalida o diploma de quem estudou no exterior. O relatório prevê duas provas por ano, a partir do ano que vem possivelmente em março e outubro no novo formato de prova. Outra questão estigmatizada resolvida foi a dos cubanos. Depois de rompido o contrato com Cuba, dois mil ficaram no Brasil. Todos os cubanos terão oportunidade de passar mais dois anos no formato do programa anterior. Eles terão quatro chances para revalidar o diploma – disse.

Além disso, o parlamentar anunciou que a Paraíba será beneficiada com mais médicos.

– Na Paraíba o número de médicos aumenta na ordem de 50%. A escolha para onde irão os médicos é fruto do censo do IBGE e critérios da OCDE. Todas cidades do Brasil são classificadas como áreas indígenas, rural remoto e urbana. A Paraíba se beneficia nessas classificações. As cidades, sobretudo mais humildes e mais distantes, terão 100% de cobertura – concluiu.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube